19 de junho de 2024
Vittoria Corsa Pro Speed
Jonas Vingegaard - Foto: Divulgação / Vittoria

Novo Vittoria Corsa Pro Speed promete ‘aposentar’ os pneus tubulares

Voltado para o uso em contrarrelógio e triatlo, pneu de última geração promete revolucionar a experiência do ciclismo de alto desempenho

O fabricante italiano de pneus para bicicleta Vittoria anunciou nesta quinta-feira (01/02) o lançamento de seu mais novo modelo para ciclismo de estrada, o Corsa Pro Speed TLR.

Vittoria Corsa Pro Speed
Vittoria Corsa Pro Speed

Disponível apenas na versão tubeless (sem câmara), o novo pneu é resultado de extensa pesquisa e desenvolvimento conduzido pela equipe de especialistas da Vittoria ao longo de três temporadas de análises de corrida, tendo sido desenvolvido para maximizar a velocidade, a aderência e o controle em provas de contrarrelógio e triatlo.

Com apenas 250 gramas de peso em sua versão 28c, o novo Corsa Pro Speed TLR promete uma resistência a rolagem 5% inferior se comparado ao modelo Corsa Speed TLR G2.0, lançado pela marca no ano passado.

Vittoria Corsa Pro Speed

Tecnologia – Construída a partir de uma trama de algodão Corsa Pro Speed Corespun com 320 TPI (filamentos por polegada, ou threads per inch em inglês), a banda de rolagem do novo pneu da Vittoria é vulcanizada em um composto de borracha reforçado com uma mistura de sílica e grafeno, tecnologia que vem sendo utilizada pela marca italiana desde 2015.

De acordo com o fabricante, este método de construção garante o melhor dos dois mundos, unindo a flexibilidade proporcionada pelo algodão com a resistência típica dos pneus vulcanizados. O resultado é um pneumático com vocação para velocidade sem abrir mão de uma alta aderência no solo, mesmo em condições úmidas.

A distribuição dos sulcos circunferenciais na banda de rodagem foi otimizada em comparação com o Corsa Speed TLR G2.0, com uma área slick central mais larga e sulcos mais próximos, proporcionando flexibilidade e bordas para curvas.

Antes de ser lançado comercialmente, o novo Vittoria Corsa Pro Speed foi testado exaustivamente nas principais provas do ciclismo mundial, culminando com as vitórias no contrarrelógio de Jonas Vingegaard na 16ª etapa do Tour de France de 2023, de Wout van Aert no Campeonato Nacional Belga, assim como a vitória de Jos van Emden no Contrarrelógio Nacional Holandês.

Vittoria Corsa Pro Speed

“O pneu Corsa Pro Speed é um divisor de águas no mundo das corridas de contrarrelógio”, afirmou Vanessa ten Hoff, Diretora de Marketing e Inovação da Vittoria. “Entendemos as demandas e desafios enfrentados pelos atletas neste campo de prova, e criamos um pneu que pode realmente aprimorar seu desempenho. Estamos orgulhosos de lançar este produto e acreditamos que ele superará as expectativas de nossos clientes”.

Especificações técnicas

Tamanho ETRTO Construção Hookless Carcaça Composto Peso
700 x 24c 24-622 TLR Corespun 320 TPI Grafeno + Sílica 225g
700 x 26c 26-622 TLR Corespun 320 TPI Grafeno + Sílica 230g
700 x 28c 28-622 TLR Corespun 320 TPI Grafeno + Sílica 250g

Preço e disponibilidade – De acordo com a Proparts, distribuidora oficial da Vittoria no Brasil, o novo pneu Vittoria Corsa Pro Speed será disponibilizado no país a partir de março deste ano, por preço ainda por ser anunciado.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização