28 de abril de 2024
Henrique Avancini
Henrique Avancini - Foto: Felipe Almeida

Avancini participa de sua última etapa da Copa do Mundo de MTB

Na reta final de seu calendário de despedida do MTB profissional, Avancini participará ainda neste ano do MTB Festival e do Brasil Ride

O brasileiro Henrique Avancini está a três provas do fim de sua carreira como ciclista profissional e a etapa de Snowshoe (EUA) da Copa do Mundo de Mountain Bike, que será realizada entre os dias 27 de setembro e 1º de outubro, será a última disputa internacional de sua carreira como profissional.

Após anunciar sua aposentadoria do ciclismo profissional, Avancini montou um calendário de despedida das pistas, cujo objetivo seria estar em provas que tivessem uma ligação sentimental com sua carreira e que o aproximassem do público. O atleta optou por disputar apenas mais quatro provas, com Snowshoe sendo a única internacional e celebrando a Copa do Mundo de Mountain Bike, onde Avancini fez história.

“A Copa do Mundo durante anos foi o grande palco que tive para difundir e demonstrar o esporte, a principal forma de comunicação, de alcance e de compartilhar lições com os fãs desse esporte que tanto amo”

“Vou fazer minha última Copa do Mundo e, sem dúvidas, é algo muito marcante, até porque eu cresci almejando conseguir competir nela. Durante anos isto foi um sonho, um objetivo distante até disputar o circuito. Pouco a pouco, fui ampliando minhas metas até conquistar meu primeiro Top 20, meu primeiro Top 10, meu primeiro pódio e minha primeira vitória. Conquistei tudo isso, então a Copa do Mundo durante anos foi o grande palco que tive para difundir e demonstrar o esporte, a principal forma de comunicação, de alcance e de compartilhar lições com os fãs desse esporte que tanto amo”, comentou Avancini.

Competindo pela equipe Caloi / Henrique Avancini Racing, Avancini se preparou de forma especial para Snowshoe. Ele disputará na sexta-feira a prova de Short Track (XCC) e no domingo o Cross-Country Olímpico (XCO).

Henrique Avancini
Henrique Avancini – Foto: Fabio Piva / Red Bull Content Pool

“Me aproximar agora de uma última Copa do Mundo como atleta profissional é realmente muito especial para mim. O que eu almejei foi me preparar da melhor forma possível. Depois do título Mundial de XCM (Maratona), eu tive alguns dias que eu diminuí a intensidade dos meus treinos, me concentrei muito em fazer o anúncio da minha aposentadoria e após isso eu comecei um bloco de treinamentos. Fiz um Trainning Camp isolado para utilizar a minha recuperação, meu tempo de descanso. Só almejei me preparar da melhor forma possível, chegar nas minhas melhores condições possíveis, mesmo que o resultado não seja primordial, acredito que essa seja a maneira de encarar uma Copa do Mundo. Quando você vai alinhar contra os melhores no maior campeonato que existe, você precisa estar ao máximo empenhado, afiado, acho que foi dessa forma que eu consegui chegar às vitórias, foi dessa forma que eu disputei títulos, que eu ganhei não oficialmente o título geral de 2020, onde eu fui em uma temporada o atleta que mais subiu ao pódio, com 10 pódios em Copas do Mundo em um ano somente. Então eu só tentei fazer o meu melhor mais uma vez, pela última vez. Espero acima de qualquer coisa dar o meu melhor, fazer uma boa corrida e curtir o prazer desse processo mais uma vez”, finalizou Avancini.

Principais feitos na carreira de Henrique Avancini:

  • 2 títulos Mundiais na Categoria MTB Maratona (XCM)
  • 5 vitórias World Cup (4 no XCC e 1 no XCO)
  • Atleta número 1 do ranking UCI em 2020
  • 23 vezes Campeão Brasileiro
  • 88 vitórias em provas UCI Elite + 47 vitórias na Elite em etapas de provas por estágio
  • 30 vezes Top 5 em World Cups / World Champs
  • Primeiro atleta a vencer Major Races no XCC, XCO e XCM
error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização