29 de abril de 2024
UCI Gran Fondo World Series Brasil
Foto: Diuvulgação / UCI Gran Fondo World Series Brasil

Últimos dias de inscrições para o UCI Gran Fondo World Series Brasil

Evento é perfeito para quem gosta de provas de ciclismo de estrada desafiadoras, nos moldes das melhores corridas do calendário mundial

As inscrições para a primeira edição do UCI Gran Fondo World Series Brasil entram na reta final. A prova internacional de ciclismo clássico será em Pomerode (SC) no dia 5 de novembro.

As inscrições podem ser feitas até o dia 13 de outubro diretamente no site oficial da prova. A organização recomenda que os interessados se apressem e se inscrevam, pois restam apenas 200 vagas.

São esperados mil ciclistas de vários países. Já estão confirmados grupos de ciclistas de países vizinhos, Estados Unidos e Europa.

A UCI Gran Fondo World Series Brasil é perfeita para quem gosta de provas de ciclismo de estrada longas e desafiadoras, nos moldes das melhores provas do calendário mundial. A prova mundial integra o calendário mundial Gran Fondo World Series da UCI, com 28 etapas em 19 países dos cinco continentes. A prova catarinense é a única seletiva na América do Sul para o Mundial de Gran Fondo de 2024.

UCI Gran Fondo World Series Brasil
Foto: Diuvulgação / UCI Gran Fondo World Series Brasil

A inscrição dá direito a um kit com a jersey e meia de ciclismo oficiais criadas especialmente para o evento.

O kit inclui também brindes do evento e patrocinadores, medalha Finisher da UCI, número frontal e dorsal personalizado com nome e nacionalidade (para inscrições feitas até dia 01/09), abastecimentos líquidos e sólidos durante a prova, reforço líquido com bebida de recuperação após a prova, Pasta Recovery (lanche-alimentação), seguro de acidentes pessoais, atendimento de primeiros-socorros, assistência médica e mecânica, diploma de Finisher digital, chip eletrônico, Racebook digital e acesso gratuito ao álbum de fotos no site oficial do evento.

Trajeto fluido e acessível – A prova será no charmoso Vale Europeu, em um trajeto de altimetria bastante acessível. A prova pode ser disputada em duas distâncias: o Gran Fondo com 143km e 1.400m de altimetria acumulada e o Medio Fondo, com 80km e menos de 500 metros de altimetria acumulada.

“Apesar de estarmos em Santa Catarina e no Vale Europeu, o trajeto é bem fluido e acessível para qualquer ciclista. No Medio Fondo os ciclistas vão encontrar um percurso ainda mais tranquilo, sem serras para subir. Este é o nosso diferencial”, diz o organizador Juliano Salvadori.

Podem participar da UCI Gran Fondo Brasil ciclistas amadores e profissionais de 19 a 79 anos, que serão divididos em faixas de idade de cinco em cinco anos conforme o regulamento mundial da UCI. Vale ressaltar, segundo o organizador, que ciclistas profissionais da Elite podem disputar a Gran Fondo, desde que não estejam na disputa por pontos olímpicos e não integrem equipes ProTour. O percurso da prova será fechado ao trânsito de veículos.

Pomerode – Considerada a cidade mais alemã do Brasil, Pomerode oferece muitas atrações turísticas, com destaque para a gastronomia regional e para a arquitetura alemã preservada. O percurso vai passar pela Rota Enxaimel, com rua de calçamento autêntico de pavés e imóveis no famoso estilo alemão.

“No dia da prova haverá na arena uma mini edição da tradicional Festa Pomerana, uma festa cultural alemã nos moldes da Oktoberfest, com bandas tradicionais, danças e comidas típicas”, conta Salvadori.

A concentração de largada/chegada será no Centro Cultural de Pomerode. No local, haverá uma feira com expositores do setor durante o final de semana da UCI Gran Fondo World Series Brasil.

Pomerode fica ao lado de Blumenau, com fácil acesso por rodovias e linhas de ônibus de longo percurso. A rede hoteleira da cidade oferece mais de 1.500 leitos, a maioria em pousadas tradicionais. Outra opção de hospedagem é a cidade vizinha de Timbó, com ótimas opções de hospedagem.

Para chegar em avião, o aeroporto mais próximo é o aeroporto internacional de Navegantes, em Itajaí/Balneário Camboriú. Para quem vem de ônibus, o ideal é viajar até Blumenau, que está a poucos minutos do centro de Pomerode e tem linha regular de ônibus interurbano para Pomerode.

Por rodovia, Pomerode fica a 600km de São Paulo (SP) e 600km de Porto Alegre (RS). São menos de 200km até Curitiba (PR), com estradas quase na totalidade duplicadas e seguras.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização