28 de abril de 2024
Vacina de Pneu XTire

Vacina de Pneu Xtire, um novo conceito em selante para pneus

Desenvolvido no Brasil, novo selante para pneus é isento de amônia em sua composição, não precisa ser reposto e pode ser utilizado em sistemas tubeless ou com câmara de ar

Entre os lançamentos que foram apresentados em agosto durante o Shimano Fest — maior feira do setor de bikes da America Latina —, um produto em especial chamou a atenção dos visitantes. Trata-se da Vacina de Pneu Xtire, um selante antifuros preventivo para uso em pneus de bicicleta que alia altíssima eficiência com uma série de diferenciais em relação aos seus concorrentes no mercado.

Vacina de Pneu XTire

Desenvolvido no Brasil, o selante da XTire utiliza uma combinação de fibras, partículas sólidas e polímeros em uma base a base de água e agentes adesivos especiais, resultando em um produto com alta capacidade de preencher e vedar furos quase que instantaneamente.

Uma vez aplicada no interior do pneu ou câmara de ar, a Vacina de Pneu Xtire se espalha com o movimento das rodas, criando uma camada protetora que evita a perda de ar mesmo após a ocorrência de um furo. Durante uma eventual perfuração, a pressão de ar interna do pneu força as fibras e adesivos presentes no produto para o canal do furo, efetuando assim a sua vedação de forma praticamente instantânea.

De acordo com o fabricante, a o selante funciona eficientemente com perfurações de até 2mm de diâmetro, embora em uma demonstração feita para nós durante o Shimano Fest, o produto tenha vedado uma perfuração de 6mm, conforme o vídeo abaixo:

Sem amônia – Por não conter amônia em sua composição, a Vacina de Pneus XTire não ataca peças de alumínio como aros, nipples e raios e não agride a camada de borracha dos pneus, ressecando-os. Além disso, sua durabilidade no interior dos pneus é maior, pois não evapora com facilidade. Com isso, elimina-se também a necessidade de sua reposição periódica, o que contribui para a redução dos gastos em manutenção. De acordo com a XTire, uma vez instalado, o produto tem a mesma vida útil do próprio pneu.

Comparativo entre selantes a base de amônia e o XTire

XTire Selante a base de amônia
Fórmula base Água e antioxidantes Látex e amônia
Compatibilidade Tubeles / com câmara Tubeless
Reaplicação N/D A cada 2 meses
Risco de corrosão Não agride o pneu / roda Contém amônia
Facilidade de limpeza Removível com água Difícil remoção
Válvula compatíveis Presta / Schrader Presta / Schrader

Caso seja necessária sua remoção, o selante da XTire pode ser facilmente removido com água e o auxílio de um pano, sem deixar resíduos.

Compatibilidade – Além de ser utilizado em sistemas tubeless (sem câmara de ar), a Vacina de Pneus XTire pode ser aplicada dentro de câmaras de ar comuns (desde que contem com núcleo removível). Desta forma, o produto pode ser utilizado como alternativa às incômodas e nada práticas fitas antifuros.

Vacina de Pneu XTire

Preço competitivo – Comercializado em sachês de 350ml (suficiente para dois pneus aro 29), a Vacina de Pneu é comercializada ao preço médio de

Produto

Vacina de Pneu XTire

  • Apresentação: Sachês de 350ml (acompanha mangueira instaladora e chave para extração da válvula
  • Embalagem para aplicação em 2 pneus;
  • Pode ser aplicado em pneus com e sem câmara de ar;
  • Pode ser aplicado pela válvula em pneus equipados com os modelos Schrader e Presta com núcleo removível;
  • Veda furos na banda de rodagem do pneu, instantaneamente, de dentro para fora;
  • Não é necessário efetuar a troca do selante periodicamente;
  • Ecologicamente correto: biodegradável, atóxico e não inflamável. Nova embalagem com 90% menos plástico.
error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização