27 de abril de 2024
Henrique Avancini
Henrique Avancini - Foto: Fábio Piva / Red Bull Content Pool

Bicampeão mundial de MTB, Henrique Avancini anuncia sua aposentadoria

Detentor dos principais recordes do país no mountain bike, ciclista cumprirá agenda de competições até o final do ano

Primeiro ciclista da história a vencer competições de nível mundial em três modalidades distintas (XCC, XCO e XCM), dono do melhor resultado do país no XCO em Jogos Olímpicos em Tóquio (2020), duas vezes campeão mundial e responsável por trazer a abertura de uma Copa do Mundo de MTB ao Brasil. Detentor dos maiores feitos do ciclismo brasileiro, Henrique Avancini anunciou nesta terça-feira (22) uma mudança de rota na sua carreira, uma transição na qual ele deixará de ser atleta profissional.

A decisão de deixar de competir oficialmente ocorreu pouco antes do título mundial na categoria maratona (XCM) conquistado no mês de agosto, em Glasgow, na Escócia. E para explicar aos fãs e todos que o acompanham tudo o que ele passou nesse ano e o desejo de parar de competir, Avancini lançou nesta terça (22) o documentário O Meu motivo:

“Em 2020, terminei o ano como número 1 do mundo e, neste período, eu já estava sentindo algumas coisas mais pesadas. A temporada de 2021 começou a ficar ainda mais pesada até chegar o momento em que eu percebi que não estava fazendo as coisas com aquela mesma motivação que sempre tive. Parecia uma obrigação, mesmo eu sendo líder do ranking, correndo por uma grande equipe, feito meu nome, estabilizado na carreira e vencido eventos de Copa do Mundo. E isso não me trazia tanta motivação, não sentia o porquê de estar fazendo aquilo”, diz Henrique Avancini.

Apresentado durante uma première em São Paulo (SP), o documentário tem cerca de 40 minutos de duração e repassa a carreira de Avancini sob um prisma inédito: suas dores e alegrias. Recheado de imagens de bastidores e com presenças de convidados ilustres, o filme revela os motivos que levaram o brasileiro a tomar a decisão de deixar as pistas em um dos seus principais momentos na carreira.

“Foi assim que eu competi: acreditando muito que seria campeão mundial e, se isso acontecesse, seria o final da carreira”

“Dentro de mim, havia uma confiança muito grande. Não sabia de onde. Não era de resultados prévios, mas tive a sensação de que a vida ia me dar esse título. Logo, comecei a refletir não só sobre o campeonato, mas o que eu faria depois se fosse campeão mundial. Refleti e tomei a decisão sem falar a ninguém. Se eu vencesse, seria suficiente para dizer o que eu tentei dizer a carreira inteira. Se eu buscasse muito mais além, seria mais para satisfazer meu ego do que compartilhar uma coisa que eu acredito ser genuína. Foi assim que eu competi: acreditando muito que seria campeão mundial e, se isso acontecesse, seria o final da carreira. Na Escócia, eu entreguei a melhor performance da minha vida inteira em todos os aspectos”, avalia.

Henrique Avancini
Henrique Avancini – Foto: Eduardo Rodrigues

Neste processo de transição de atleta profissional, Avancini anunciou que ainda participará de algumas competições emblemáticas ao longo deste ano, de modo que o público consiga acompanhar de perto essa sua despedida. Em breve, o ciclista detalhará os eventos que participará, no Brasil e no exterior.

Emoção do começo ao fim

Dirigido e editado por Gabriel Moraes, o documentário O Meu Motivo é um documentário baseado em imagens de bastidores e entrevistas profundas com Henrique Avancini e pessoas que fizeram parte da sua trajetória, como seu pai Ruy Avancini, Eduardo Rocha (CMO da Caloi), Alessandra Dutra (psicóloga) e Cristina Galler (seu primeiro contato na Europa). O brasileiro traz à tona todos os desafios que o moveram ao longo do tempo, a pressão por resultados, depressão, o momento em que se deparou com um grave problema de saúde da filha, lesão nas costelas e no joelho, confiança pelo título mundial de maratona na Europa e a decisão de transição de carreira.

“Vejo que a minha jornada como atleta nasceu muito da fé do que um cara conseguiria fazer, do poder do indivíduo. E eu acabei assumindo um papel em que as pessoas colocaram uma responsabilidade em mim que eu sou a cara do esporte, a cara do mountain bike no Brasil. E eu acho que isso começa a ir contra tudo o que eu acredito. Vejo que podemos ir mais longe, dá para fazer coisas mais especiais do que aparentamos ser capazes. E eu acho isso importante. Quando a gente tem a chance de ser ‘o cara’, a gente não precisa ser ‘o cara’. Isso é fruto do amadurecimento e faz a gente lembrar de quem está do nosso lado é tão importante quanto nós”, completa.

Confira, abaixo, a ficha técnica do filme:

Documentário O Meu Motivo

  • Direção & Edição: Gabriel Moraes
  • Produção: Mariana Gomes e Gabriel Moraes
  • Motion Graphics: Tuti Faganello
  • Fotos: Michele Mondini
  • Equipe Caloi: Barbara Leal, Eduardo Rocha, Marcos Ribeiro e Nayra Vilardi
  • Caloi Henrique Avancini Racing: Cainã Oliveira, Sabrina Oliveira e Ulan Galinski
  • Staff Caloi Henrique Avancini Racing: Alessandra Dutra, Felipe Almeida, Francisco Ponte, Frank Saldanha, Rafael Brasília e Renato Almeida
  • Staff Caloi Henrique Avancini Racing Itália: Bjorn Kafka, Cristina Galler, Dominique Sitta, Nicolas Jeantet e Vincenzo Jeantet
  • Equipe Red Bull: Gabriela Feijó, Felipe Bergamini e Victor Villaça
  • Agradecimentos: Carol Avancini, Guilherme Avancini, Isabelle Avancini, Jaque Avancini, Liz Avancini, Ruy Avancini, Dani Nogueira, Dani Perini, Gabriel Cortácio, Hélio Souza, Mahatman Horacio, Pr. Anderson, Thais Tavares, Bike é Legal (Renata Falzoni e Murilo Azevedo), Marronbiker, Cannondale Factory Racing, Felipe Stanford e Fernanda Monteiro
error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização