27 de abril de 2024
Henrique Avancini
Emoção de Avancini no encontro com fãs e imprensa - Foto: Cesar Delong / Shimano Fest

Shimano Fest 2023 estreia com a presença do bicampeão mundial Henrique Avancini

Maior festival de bicicleta da América Latina prossegue nesta sexta-feira (18) exclusivo para profissionais do mercado. No final de semana a entrada será aberta e gratuita para todo o público

O bicampeão mundial de mountain bike maratona Henrique Avancini marcou presença na abertura do Shimano Fest 2023, nesta quinta-feira (17), no Memorial da América Latina, em São Paulo. O ciclista se emocionou com o carinho recebido pelos fãs após repetir a conquista de 2018, desta vez com um sabor especial em função de ter sido com equipe própria, a Caloi/Henrique Avancini Racing. O festival da bicicleta prossegue nesta sexta-feira (18), exclusivo para os profissionais do setor. No sábado (19) e domingo(20), a entrada – que é grátis – será liberada para o público em geral.

Shimano Fest
Movimentação de profissionais do mercado na Expo – Foto: Felipe Almeida / Shimano Fest

“Foi muito bacana receber tantos cumprimentos, ouvir obrigados e tirar fotos com tanta gente. Estou me permitindo curtir esse momento especial. Estou tirando esse tempo para mim e em breve divulgarei os próximos projetos e competições que participarei. Com a minha pontuação já tenho direito a vaga em Paris/2024 e claro que entre eles está o fechamento do ciclo olímpico”, disse o atleta, que conquistou o bicampeonato mundial no início de agosto, em Glasgow, na Escócia.

Na 13ª edição, o maior festival da bicicleta da América Latina mantém a tradição de ser um evento plural, no qual tanto profissionais do setor como amantes da bike de todas as idades podem conhecer de perto novidades e lançamentos das principais marcas nacionais e importadas, participar de ativações, testar bikes, acompanhar palestras, shows e competições. “Esperamos receber 50 mil pessoas em quatro dias de Shimano Fest, superando os 48 mil do ano passado. É sempre importante atestar a relevância do nosso evento tanto para o mercado quanto para atletas e pessoas que simplesmente amam pedalar”, afirma Susana Martin, gerente de marketing da Shimano Latin America.

São 4 mil m² de feira, 19% a mais de área em relação a 2022, para receber 130 expositores e mais de 220 marcas de bicicletas, componentes e acessórios. As principais montadoras e marcas do Brasil e do exterior – como Oggi, Scott, Sense Bike e Swift Bicycles, Caloi, Cannondale, Isapa, Decathlon, entre outras – estão na Tenda Expo. Já a recém-criada Área Steps, ao lado da Tenda da Entrada, traz mais opção aos expositores com novos espaços para estandes de lojistas.

Acesso grátis ao público – Para garantir o ingresso, que é grátis, é preciso acessar o site oficial do evento e seguir as orientações. Esse procedimento acelera a entrada no evento e evita filas. A Shimano pede apenas, se possível, a doação de 1kg de alimento, que será destinado a instituições sociais.

Shimano Fest
Test-Ride by Fairfax Seguros – Foto: Felipe Almeida / Shimano Fest

Pedalando – No festival da bike, pedalar é quase obrigatório. O Test-Ride permite pedalar em modelos que estão sendo lançados pelas principais marcas, inclusive bicicletas elétricas. A Arena Kids é um espaço especialmente projetado para proporcionar diversão e entretenimento às crianças, proporcionando uma experiência divertida e segura, com a presença de monitores especializados. As ativações e brincadeiras são desenvolvidas especialmente para crianças de todas as idades.

Mais atrações – Na sexta-feira (18), entre 10h e 12h e 15h e 17h, começam os treinos para o Desafio dos Gigantes MTB Short Track Shimano Fest 2023, que vai reunir bikers da elite masculina e feminina, além dos ciclistas profissionais do ranking brasileiro. No sábado (19) ocorrem as classificatórias da categoria elite masculina e feminina, a partir das 14h. As finais serão no domingo (20).

O público também poderá acompanhar as atrações na Arena Radical, apresentações de BMX Freestyle, de Wheeling Bike (empinar bicicleta), Desafio Mecânico e o Pedal Shimano Fest, maior passeio ciclístico urbano da cidade de São Paulo que espera reunir mais de 5 mil ciclistas, saindo do Parque do Ibirapuera e pedalando até o Memorial da América Latina, na Barra Funda, no domingo, dia 20, a partir das 8h. Para garantir conforto aos ciclistas, o evento conta com o Bicicletário gratuito by Akad Seguros. Entre várias apresentações culturais, destaque para a apresentação de Taiko (tambores japoneses).

Palestras e painéis – O Auditório Diversidade contará com uma programação diversificada e gratuita até domingo (20), no Memorial da América Latina, em São Paulo. Nesta sexta-feira, a programação de conteúdo é voltada aos profissionais do mercado. Além de palestras e workshops sobre tecnologia, comunicação, empreendedorismo, serviços e atividades como o lançamento da Frente Parlamentar da Bicicleta.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização