4 de março de 2024
Abraciclo

Abraciclo lança 2ª edição do Guia do Ciclista Seguro no Shimano Fest

Revista e ampliada, publicação apresenta novidades nas áreas de tecnologia, legislação e segurança viária

A Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – Abraciclo vai lançar a segunda edição do Guia do Ciclista Seguro no Shimano Fest, que acontece entre os dias 17 e 20 de agosto, no Memorial da América Latina, na capital paulista. Apontado como o maior evento de bicicletas do continente latino-americano, os dois primeiros dias são dedicados aos profissionais do mercado e os outros dois, para o público em geral.

A publicação traz novidades como a resolução do Contran – Conselho Nacional de Trânsito que entrou em vigor em 3 de julho e regulamenta o uso das bicicletas elétricas. De acordo com a legislação, a potência máxima permitida agora é de 1.000 Watts e a velocidade máxima de assistência, de até 32 km/h. Os locais de circulação nas cidades e a velocidade permitida, no entanto, continuam sob a responsabilidade do órgão competente de cada município.

Também foram adicionados novos capítulos como, por exemplo, o Surgimento da Bicicleta – que destaca a Drausiana como precursora da bicicleta -, os Cuidados ao Pedalar com Sapatilhas de Encaixe – com dicas de utilização -, e os cuidados com a bateria de uma bicicleta elétrica – abordando o local e tempo de recarga ideais, cuidados com a temperatura ambiente etc.

Outros temas de destaque abordados na publicação são o que deve ser checado antes de sair com a bicicleta, como circular nas grandes cidades e em vias com ou sem infraestrutura cicloviária, como sair de situações de riscos e o que deve ser observado nos passeios com as crianças.

O designer e ilustrador Puga Menezes desenvolveu o projeto gráfico do guia. “Trabalhei na primeira edição e revisitei aquele material, trazendo conceitos contemporâneos e de acordo com a nova realidade, como o aumento do uso das bicicletas elétricas. Daí, o destaque na capa da publicação”, explica.

No Shimano Fest 2023, todos os inscritos digitalmente receberão um e-mail com o link para baixar o novo material. Além disso, o público presente poderá baixar a nova edição por meio de QR Code distribuídos por promotores da Abraciclo que estarão com as frases “Veja aqui! A atualização na resolução do Contran para e-bikes”, “Veja aqui! As diferenças entre ciclovia, ciclofaixa e ciclorrota”, “Veja aqui! Bicicleta elétrica: cuidados com a bateria” e “Veja aqui! Pedal de sapatilha: dicas de utilização”.

A Abraciclo, em apoio a suas quatro associadas do segmento de bicicletas – Audax, Caloi, Oggi e Sense -, distribuirá também adesivos refletivos que poderão ser colocados em bicicletas ou em acessórios, como o capacete.

Dia do Ciclista – Neste sábado, 19 de agosto, é o Dia Nacional do Ciclista. A Abraciclo comemora a data e reafirma seu trabalho em prol do desenvolvimento de uma cultura favorável ao uso da bicicleta junto a todos os órgãos de trânsito. A associação sustenta que é necessário melhorar as condições das ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas para que a bicicleta seja uma alternativa de transporte acessível e segura para a população.

A frota nacional é estimada em mais de 70 milhões de unidades. O Brasil é o quarto maior produtor de bicicletas – ficando atrás apenas da China, Taiwan e Índia. Além das quatro fabricantes (Audax, Caloi, Oggi e Sense) instaladas no PIM – Polo Industrial de Manaus (AM), existem outras empresas que produzem componentes e montam bicicletas espalhadas em outros estados do Brasil. A estimativa é que sejam produzidas cerca de 3.000.000 de unidades, inclusive as bicicletas de uso infantil.

De acordo com a pesquisa “Ciclismo ao Redor do Mundo”, realizada pela Ipsos (empresa de pesquisa e inteligência de mercado), 91% dos cerca de mil brasileiros entrevistados, defendem que o uso do modal é importante para a redução de emissões de carbono e do trânsito. Ainda segundo o estudo, 78% dos pesquisados responderam que concordam com a frase “o ciclismo é uma tendência urbana”.

Realizada entre os dias 25 de março e 8 de abril de 2022, a pesquisa ouviu 20.057 pessoas, com idades entre 16 e 74 anos, de 30 países. Desse total, cerca de 1.000 entrevistados eram brasileiros. Entre os países englobados também estão Alemanha, Austrália, Canadá, Chile, China, Coreia do Sul, Espanha, Estados Unidos, França, Grã-Bretanha, Holanda, Índia, Itália, Japão, México, Polônia, Rússia e Turquia. A entrevista foi realizada em formato online.

Serviço

Shimano Fest 2023

  • Datas: 19 e 20 de agosto (sábado e domingo) – dias aberto ao público
  • Inscrição gratuita pelo site
  • Horários: dia 19, das 10 às 20 horas; dia 20, das 10 às 17 horas
  • Local: Memorial da América Latina, São Paulo – SP – avenida Mário de Andrade, 664 – Barra Funda – entrada principal e única – Portão 13

Sobre a Abraciclo e o Setor de Duas Rodas

Com 47 anos de história e contando com 14 associadas, a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – ABRACICLO representa os fabricantes de veículos de duas rodas no país, tendo como principal missão a coordenação, desenvolvimento e defesa do setor por meio de ações baseadas em três pilares: Política Industrial, Segurança Viária e Técnico.

A fabricação nacional de motocicletas, quase totalmente concentrada no Polo Industrial de Manaus (PIM), está entre as sete maiores do mundo. No segmento de bicicletas, com as principais fábricas também instaladas no PIM, o Brasil se encontra na quarta posição entre os principais produtores mundiais. No total, as fabricantes do Setor de Duas Rodas geram cerca de 16,3 mil empregos diretos em Manaus/AM.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização