19 de junho de 2024
Doutores da Alegria
Doutores da Alegria - Foto: João Caldas / Divulgação

Shimano Fest 2023 estreia quinta-feira com ações sociais e atrações especiais

Maior festival de Bike da América Latina tem entrada grátis neste sábado e domingo, no Memorial da América Latina, na cidade de São Paulo

Pedalar proporciona saúde em um conceito ainda mais amplo que os benefícios ao corpo e a mente. Sana problemas com mobilidade urbana, favorece o meio ambiente – ao reduzir a poluição em função de menor número de veículos nas ruas – e tem potencial para amplificar inclusão social. No Shimano Fest 2023, maior festival da bicicleta da América Latina, que começa nesta quinta-feira (17), no Memorial da América Latina, em São Paulo, esses conceitos são aplicados na prática.

Pedala Queimados – Entre diversas ações, uma das mais emblemáticas é o Shimano Fest Solidário. No Espaço Social, localizado na feira dentro da Área Steps, a Associação Pedala Queimados apresentará e comercializará produtos desenvolvidos a partir da reciclagem de material descartado do festival da bike do ano passado. São ecobags e alforges confeccionadas a partir de lonas utilizadas no evento de 2022. Além disso, o espaço abrirá possibilidade de exposição para outras iniciativas sócio inclusivas.

“Em parceria com a Shimano, recebemos as lonas que seriam descartadas após o evento e desenvolvemos o projeto das ecobags e alforges para bikes. Capacitamos nossas costureiras e conseguimos criar uma ação social e sustentável, que auxilia o meio ambiente por meio do descarte correto e reaproveitamento de material ao mesmo tempo que gera oportunidades para a comunidade por meio de renda e possibilidade de trabalho”, explica Carlos Leandro de Oliveira, conhecido como Carlos Greenbike, fundador e presidente da Associação Pedala Queimados, que desde 2015 atua na região periférica do Rio de Janeiro com “a finalidade de transformá-la numa cidade mais humana, justa, igualitária e sustentável. Com o sucesso do projeto, poderá ser um modelo a ser expandido para outros municípios da região metropolitana do Rio”.

Doutores da Alegria – A Associação Doutores da Alegria e Shimano retomam a parceria iniciada em 2016 e na edição 2023 do festival da bike terá atividades divertidas e instrutivas. Na sexta-feira (18), às 13h45, os besteirologistas apresentam o espetáculo “Conta Causos”, no Auditório Diversidade, para uma plateia de profissionais do setor. A encenação recria histórias reais ocorridas durante os atendimentos realizados pelos palhaços às crianças, seus acompanhantes e profissionais de saúde em hospitais públicos da capital paulista. A intenção é que mesmo quem está fora do hospital possa conhecer um pouco da realidade do trabalho dos Doutores da Alegria.

No sábado (19), às 13h15, a Banda Doutores da Alegria faz uma apresentação musical no Palco Shows, já com a presença do público em geral. Há mais de 20 anos integrando espetáculos da trupe, a banda estreou oficialmente no formato atual em 2020, com repertório autoral, inspirado pela atuação nos hospitais. Canções lúdicas e bem-humoradas, momentos de participação da plateia e cenas poéticas que remetem ao dia a dia dos besteirologistas compõem a apresentação. O público do Shimano Fest também poderá interagir com uma dupla de palhaços que estará de plantão no Consultório Besteirológico. As consultas e exames terão como mote: “Suas Veias Cômicas Estão Saudáveis?

“Convidamos o público a visitar nosso estande para terá experiência de entrar em contato com o trabalho que realizamos nos hospitais há 32 anos, impactando mais de 2,4 milhões de crianças. Somos uma associação mantida essencialmente por doações de pessoas físicas e empresas, portanto, este tipo de parceria é essencial também para que possamos ampliar nossa rede de colaboradores”, comenta Luis Vieira da Rocha, presidente da Associação.

Shimano Fest
Testes de bikes – Foto: Cesar DeLong / Shimano Fest

Homenagem no Dia Nacional do Ciclista – Em comemoração aos dez anos do Desafio 600K, quando o ultraciclista Cláudio Clarindo, patrocinado pela Shimano, pedalou 600 quilômetros entre Rio de Janeiro e São Paulo em menos de 24h, Joab Hastaman faz um pedal de longa distância que passará pelos estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais até chegar ao Memorial da América Latina, no sábado (19), Dia Nacional do Ciclista, onde participa do painel Cicloviajantes, no Auditório Diversidade do Shimano Fest.

“O Clarindo me inspirou no ultraciclismo quando comecei a pedalar, entre 2011 e 2012, e estou fazendo essa homenagem para ele nos dez anos do feito de 2013”, explica Joab, sobre Claudio Clarindo, único sul-americano a completar cinco vezes a Race Across America, que morreu atropelado em janeiro de 2016 quando treinava na Rio-Santos, aos 38 anos.

No grau – Leandro Sekko, atleta da modalidade Wheeling Bike (empinar bicicleta), fará apresentação na quinta e sexta no Shimano Fest. Rodar com a bike em uma só roda ou “dar um grau” é a especialidade do atleta de Curitiba, que em 2008 tornou-se recordista brasileiro empinando uma bicicleta por 8 horas ininterruptas. Em 2010 permaneceu por 11h12min04. Em 2017 conquistou seu recorde mundial e entrou para o Guiness Book após passar 12h01min06 sobre uma só roda da bicicleta.

Em seu último desafio, em 2020, Leandro Sekko desceu o trecho mais difícil da Serra do Rio do Rastro empinando sua bicicleta. Ele percorreu 7 km sobre uma só roda na estrada considerada como uma das estradas mais perigosas do mundo.

Shimano Fest
Foto: Fernando Siqueira / Shimano Fest

Participe – O Shimano Fest tem entrada grátis, no Memorial da América Latina, em São Paulo. Na quinta e sexta-feira (17 e 18) a feira é destinada exclusivamente para os profissionais do setor. Nos dias 19 e 20 de agosto (sábado e domingo) é aberto ao público em geral.

Para garantir o ingresso antecipado – que funcionada como um fast pass para evitar filas na entrada – é preciso acessar o site oficial do evento e seguir as orientações. A Shimano pede apenas, se possível, a doação de 1kg de alimento, que será destinado a instituições sociais.

Além das ações sociais e homenagens, o Shimano Fest conta com outras atrações, como shows musicais, apresentação do tradicional Taiko (tambores japoneses), competições de Mountain Bike, show de radicalidade dos bikers, áreas de exposição das marcas e lojas, entre outras. Quando bater “aquela fome”, a Praça de Alimentação contará com opções variadas para agradar o paladar de crianças e adultos.

Passeio Ciclístico – O maior festival da bike da América Latina tem também o maior passeio ciclístico urbano da cidade de São Paulo. O Pedal Shimano Fest espera reunir mais de 5 mil ciclistas, saindo do Parque do Ibirapuera e pedalando até o Memorial da América Latina, na Barra Funda, no domingo, dia 20, a partir das 8h.

O passeio existe desde 2010 e grande parte dos 10 km do trajeto será de vias largas, planas e arborizadas, pensado para que seja viável a todos. A inscrição é gratuita.

Serviço

Shimano Fest 2023

17 a 20 de agosto – Memorial da América Latina (Av. Mario de Andrade, 251, Portão 13)

  • Dias 17 e 18, das 10h às 20h – Exclusivo para profissionais do mercado (Necessário cadastro antecipado e ser um profissional atuante no segmento de bicicleta)
  • Dias 19 (10h às 20h) e 20 (10h às 17h) – Entrada gratuita e aberta ao público (se possível, doe 1 kg de alimento). Necessário cadastro antecipado
error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização