21 de julho de 2024
Trek Supercaliber Gen 2
Trek Supercaliber Gen 2

Trek Supercaliber 2ª geração: Maior curso de suspensão e geometria mais agressiva

Com novas atualizações, segunda geração da estrela máxima do catálogo de MTB da Trek vai de encontro às exigências dos atuais circuitos mundiais de XC

O fabricante estadunidense de bicicletas Trek anunciou hoje o lançamento mundial da segunda geração de sua mountain bike full suspension Supercaliber, com novas atualizações que incluem um maior curso de suspensão traseira e uma nova geometria mais de acordo com as exigências dos atuais circuitos mundiais de XC.

Trek Supercaliber Gen 2
Trek Supercaliber Gen 2

Histórico de pódios – Estrela máxima do catálogo de bicicletas MTB da Trek, desde sua criação em 2020 a Supercaliber tem conquistado os principais campeonatos e Copas do Mundo de Mountain Bike, incluindo uma medalha de ouro nos Jogos Olímpicos. Boa parte de seu sucesso como bike é consequência de um design original que prioriza um curso curto de amortecimento, baixo peso e alta rigidez estrutural.

Jolanda Neff
A multicampeã suíça Jolanda Neff pilotando sua Trek Supercaliber Gen 2

Em sua primeira grande atualização, a nova Trek Supercaliber Gen 2 conta com alterações significativas para otimizar sua performance de acordo com a tendência mundial de percursos de provas de MTB XC e XCO, como um maior curso de amortecimento e alteração da geometria da bike, proporcionando uma cinemática que otimize seu funcionamento em descidas técnicas sem prejuízo de seu desempenho nas subidas.

Novo amortecedor – Característica de maior destaque na nova Trek Supercaliber Gen 2 é a presença do novo amortecedor RockShox IsoStrut, que aumenta o curso do quadro dos originais 60 para 80mm.

RockShox SIDLuxe IsoStrut
Amortecedor traseiro RockShox SIDLuxe IsoStrut

Desenvolvido especialmente para a Supercaliber, o amortecedor RockShox SIDLuxe IsoStrut oferece maior curso sem acréscimo de peso à bicicleta, maior facilidade de desmontagem para manutenção e um comportamento mais linear ao longo de seu curso.

Na parte frontal, o garfo passa a oferecer opções de 100 e 110mm de curso, uma atualização que confirma a aposta da Trek por uma mountain bike Cross-Country puro-sangue.

Supercaliber 2 SLR 9.9 XX AXS
Supercaliber 2 SLR 9.9 XX AXS

Nova geometria e cinemática – A geometria na nova Trek Supercaliber foi alterada para adaptar-se aos atuais circuitos mais técnicos de XC. Para isto, o ângulo da caixa de direção fica mais ‘relaxado’, mudando de 69º para 67,5º, o que deixa a bike mais estável e previsível nas descidas.

Supercaliber 2 SLR 9.9 XX AXS
O quadro da Supercaliber 2 SLR 9.9 XX AXS tem espaço de sobra para acomodar até duas garrafas de água

O ângulo do tubo do selim passa a variar entre 70º a 71º de acordo com o tamanho do quadro. Já o reach amplia de 455 a 465 mm, enquanto que o stack se mantém nos atuais 594mm.

Trek Supercaliber

Comparação de geometrias entre a Supercaliber Gen 1 e a Supercaliber Gen 2

Tamanho M/L Supercaliber Gen 1 Supercaliber 2024
Curso traseiro 60 mm 80 mm
Curso dianteiro 100 mm 110 mm
Reach 440 mm 450 mm
Stack 594 mm 589 mm
Ângulo de direção 69.0º 67.5º
Ângulo do tubo do selim 71.0º 71º
Ângulo de selim efetivo 74.0º 74.5º
Tubo superior 610 mm 604 mm
Tubo de direção 90 mm 90 mm
Tirantes 430 mm 435 mm
Distancia entre eixos 1121 mm 1153 mm
Caixa de centro 53 mm 46 mm

Dois tipos de quadro – A Supercaliber Gen 2 será oferecida com duas opções de quadro em carbono OCLV, o SLR e o SL. Ambos oferecem o mesmo nível de rigidez estrutural, sendo que o modelo SLR prioriza o baixo peso e é 250 gramas mais leve. Desenvolvido para competições de alto rendimento, este modelo foi projetado para funcionar com componentes eletrônicos de transmissão sem fio e com cockpit integrado. Devido a isto, não conta com sistema de cabeamento interno.

Supercaliber 2 SLR 9.9 XX AXS

Supercaliber 2 SLR 9.9 XX AXS
Supercaliber 2 SLR 9.9 XX AXS
  • Peso: 9,45 kg
  • Preço: 11.499 euros

Especificações técnicas

Quadro: SLR OCLV Mountain Carbon, IsoStrut, UDH, 80mm travel
Garfo: RockShox SID SL Ultimate, DebonAir spring, Charger Race Day damper, dual remote lockout, tapered steerer, 44mm offset, Boost110, 15mm Maxle Stealth, 110mm travel
Amortecedor traseiro: Trek IsoStrut, RockShox SIDLuxe, 2-position remote damper
Caixa de direção: FSA IS-2, 1-1/8” top, 1.5” bottom
Transmissão
Movimento central: SRAM DUB, 92mm, PressFit
Trocador de marcha: SRAM AXS POD Ultimate
Câmbio traseiro: SRAM XX SL Eagle AXS, T-Type
Cassete: SRAM Eagle XS-1299, T-Type, 10-52, 12 speed
Corrente: SRAM XX Eagle, T-Type, 12 speed
Pedivela: SRAM XX SL Eagle, T-Type, DUB, 34T ring, 55mm chainline, 170mm/175mm
Cassete: SRAM Eagle XS-1299, T-Type, 10-52, 12 speed
Cockpit
Guidão e mesa: Bontrager RSL Integrated handlebar/stem, OCLV Carbon, 0mm handlebar rise
Selim: Aeolus RSL, carbon rails, 145mm width
Canote do selim: Fox Transfer SL, 100mm travel, internal routing, 31.6mm
Rodas
Roda dianteira: Bontrager Kovee RSL, OCLV Mountain Carbon, Tubeless Ready, CenterLock, Boost110, 15mm thru axle
Roda traseira: Bontrager Kovee RSL, OCLV Mountain Carbon, Tubeless Ready, Centerlock, Boost148, 12mm thru axle
Pneus: Bontrager Sainte-Anne RSL XR, Tubeless Ready, dual compound, aramid bead, 220 tpi, 29×2.20″
Freios
Freios: SRAM Level Ultimate 4-piston hydraulic disc
Rotores: SRAM CenterLine X, centerlock, round edge, 160mm
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