27 de abril de 2024
Cachoeira do Tororó
Cachoeira do Tororó - Foto: Geovana Albuquerque / Agência Brasília

Destino de mountain bikers no DF, Cachoeira do Tororó alcança excelência em teste de balneabilidade

Queda-d’água localizada a 30 km do centro de Brasília é cercada pelo bioma Cerrado. Para ter acesso, ciclistas precisam encarar um percurso com cerca de 13 km de estradas de terra e trilhas

Destino de dezenas de adeptos da prática do mountain bike, o Parque Ecológico do Tororó alcançou o patamar mais alto na avaliação de balneabilidade realizada pelo Instituto Brasília Ambiental. Em seus testes, que verificam a presença de bactérias e alterações no PH da água, o Ibram concluiu que a cachoeira do Tororó, além de bela, apresenta níveis adequados de PH e quase nenhum registro de bactérias prejudiciais à saúde.

A verificação da balneabilidade nos parques ecológicos do Distrito Federal ocorre desde março deste ano. Até o momento, já foram feitas oito campanhas e encontra-se em andamento a referente ao mês de julho. Também são estudadas as condições da Cachoeira do Vale Perdido, localizada no Parque Ecológico dos Pequizeiros, em Planaltina.

Cachoeira do Tororó
Cachoeira do Tororó – Foto: Geovana Albuquerque / Agência Brasília

‌”É preciso que a gente saiba a qualidade da água, para não gerar nenhum problema de saúde aos frequentadores”, afirma o presidente do Brasília Ambiental, Rôney Nemer. “A ideia é que possamos estender esse estudo para outras cachoeiras, dentro das unidades de conservação ambiental, para agregar aos trabalhos já realizados por outros órgãos”.

Destino de trilheiros – Localizada a cerca de 30km do centro de Brasília, a Cachoeira do Tororó é um dos principais destinos de quem curte uma ótima opção de pedalada com direito a um banho refrescante — principalmente nesta época do ano em que a seca castiga os ciclistas sem dó. Via de regra, as pedaladas tem início na famosa Padaria Seleta, de onde os trilheiros seguem por estradões de terra em meios de plantações de milho e soja, entre outros.

Trilha do Tororó
Trilha do Tororó- Foto: Márcio Bittencourt / Rebas do Cerrado

O acesso à cachoeira se dá através de uma trilha com cerca de 2 km, com alguns pontos íngremes, onde é obrigatório descer com as bicicletas nas costas.

A cachoeira tem 18 metros de altura e é cercada pelo bioma Cerrado, oriundo de natureza exuberante e cheia de encantos. Uma das mais altas e belas cachoeiras do DF, seu barulho mistura-se ao das cigarras e dos pássaros, criando um verdadeiro cenário de filme.

Anualmente, grupos de pedaladas do DF e Entorno, como os Rebas do Cerrado, promovem passeios pela região. Confira abaixo o tracklog da Trilha Tororó, dos Rebas:

[sgpx gpx=”/wp-content/uploads/gpx/rebas-tororo.gpx”]
error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização