17 de junho de 2024
Raiza Goulão
Raiza Goulão - Foto: Cesar Delong

Raiza Goulão comenta sua participação na etapa de Lenzerheide da Copa do Mundo de MTB

Ciclista brasileira finalizou na 31 colocação na prova de XCO, disputada no último domingo (11/06)

Após um período de treinamento na altitude em Andorra, viajei para a Suíça onde competi a etapa de Lenzerheide da Copa do Mundo UCI de Mountain Bike.

Uma pista bem tradicional no circuito internacional, que eu já conhecia bastante. Embora tenha ocorrido algumas modificações, não foi nada significativo, que afetasse na parte técnica.

Raiza Goulão
Foto: Cesar Delong

Nos dias da competição, a chuva deu uma trégua, então podemos dizer que foi um clima perfeito para pedalar. Nem frio, nem barro. Tanto para o público quanto para os atletas, foi um final de semana de competição muito agradável.

Consegui definir uma configuração da bicicleta muito boa, com o pneu Kenda Rush na dianteira e o Honey Badger na traseira, utilizando a coroa 32, porque a cada volta o acúmulo do desgaste que tínhamos nas subidas, ia dificultando.

No Short Track (XCC) realizado na sexta-feira (9/6), não consegui me adaptar bem ao ritmo, principalmente na metade final. No início eu estava girando entre as Top 20, 25. No fim, completei minha participação em 35º lugar.

Já no Cross-Country Olímpico (XCO), disputado no domingo (11/06), me conectei bem e fiz uma boa largada, algo que era importante na minha estratégia. Perdi um pouco o gap, quando eu estava no Top 25, mas terminei a prova de forma crescente, recuperando boas colocações na última volta.

O meu maior desafio na Europa está sendo encaixar o ritmo de prova, algo que no Brasil eu acabo ficando de certa forma meio “acomodada”, porque a quantidade de atletas alinhando é menor em relação à Europa. Isso é um ponto negativo, quando chegamos no Velho Continente.

Raiza Goulão
Raiza Goulão – Foto: Cesar Delong

Independentemente de o 31º lugar no XCO não ter sido uma posição tão expressiva, eu fico contente por sentir que meu corpo acabou respondendo muito bem, e por estar mais combativa ali contra as atletas que estão no meu nível. A cada dia vamos evoluindo.

Agora, tenho pela frente a etapa de Leogang da Copa do Mundo, aqui na Áustria, para depois retornar ao Brasil, porque temos muitas competições por vir nesta temporada, que promete muito.

Sobre a autora

Raiza Goulão Henrique é ciclista olímpica brasileira especializada no Mountain Bike. Campeã pan-americana de MTB, é Tetra campeã Brasileira de Mountain Bike XCO e bicampeã da Brasil Ride, além de ter representado o Brasil nos Jogos Olímpicos Rio-2016
error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização