28 de abril de 2024
Sesc
Jovem executa a manobra Grau em itubera (BA) - Foto: Projeto Transite / Felipe Baenninger

Sesc Digital promove atividades comemorativas ao Dia Mundial da Bicicleta

Programação destaca a bicicleta como aliada da saúde pessoal e financeira e contará com atividades gratuitas e online

A bicicleta faz bem à saúde e é um dos meios de transporte mais sustentáveis, que provoca ganho de bem-estar e mantém a mente saudável. Além de ser um meio de locomoção verde, a bike também engaja grupos de pedal e contribui com as relações sociais. Tudo isso tem feito as pessoas integrarem este modal ao seu dia a dia e, muitas vezes, trocarem o carro por pedaladas, o que também ajuda na redução de gastos. Prova disso é a estimativa de que mais de 1 bilhão de bicicletas estão espalhadas mundo afora, sendo que cerca de 40 milhões estão no Brasil.

Sesc
Osiris pedala sua bike empinando Pipa em Caceres (MT) – Foto: Projeto Transite / Felipe Baenninger

A discussão inspirou trabalhos artísticos que colocam este meio de transporte como tema central de duas ações do Sesc Digital. Voltadas a todo tipo de perfil e idade, as programações se dividem em uma exposição e um curso totalmente gratuito.

Sobre duas rodas pelo Brasil – A primeira das iniciativas diz respeito ao Projeto Transite, uma exposição que reúne 41 fotos feitas ao longo de mais de três anos por Felipe Baenninger, conduzindo uma bicicleta. As imagens retratam personagens e cenas do ciclismo popular e mostram como o Brasil se movimenta em duas rodas.

O documentário fotográfico, que pode ser acompanhado de forma online e totalmente gratuita, mostra o uso do veículo no país e foi idealizado, realizado e teve a curadoria do próprio fotógrafo, que rodou cerca de 40 mil quilômetros em estradas brasileiras capturando cenas do cotidiano dos ciclistas. A iniciativa, inclusive, resultou em um volume impresso, editado em 2016, por meio de uma campanha de financiamento coletivo, contendo 81 retratos. Trata-se de um livro com ensaio exclusivo e um caderno de textos de diversos autores ciclistas, que revelam diferentes nuances sociais, históricas e culturais brasileiras.

Sesc
Caboclo de Lanca no carnaval de Recife (PE) – Foto: Projeto Transite / Felipe Baenninger

Possibilidades sobre duas rodas – Além da exposição, o Sesc Digital traz uma oportunidade para os amantes e curiosos da bike. Trata-se do curso gratuito Ciclismo e Lazer, que tem conteúdo desenvolvido e apresentado pelo cicloativista Willian Cruz, idealizador do site Vá de Bike e com mais de 20 anos de pedal, em parceria com a Gerência de Desenvolvimento Físico e Esportivo do Sesc São Paulo.

Com o objetivo de propor uma abordagem ampla sobre a bicicleta e seu uso como meio de lazer, prática esportiva, deslocamento e viagens, o curso apresenta possibilidades sobre passeios pela cidade, práticas esportivas, e viagens sobre duas rodas promovendo mais saúde, segurança e sustentabilidade a ciclistas de todas as idades.

Com linguagem acessível, curiosidades, relatos de experiências e dicas, o curso possui seis aulas de aproximadamente 20 minutos e apresenta a trajetória histórica da bicicleta, passando por grupos de ciclistas, modalidades esportivas do pedal, cicloturismo e estruturas para a circulação segura, por meio de vídeos e materiais complementares com artigos, referências de leituras, filmes e outros conteúdos que enriquecem a pesquisa sobre o tema. A ideia é que qualquer pessoa, independentemente da idade ou do condicionamento físico, pode aderir a essa prática, e há muitas opções para começar.

Serviço

Projeto Transite

  • Data da exposição: até 30 de setembro de 2023
  • Concepção e Realização: Felipe Baenninger
  • Produção: Sesc Digital
  • Saiba mais

EAD Ciclismo e Lazer

  • Conteúdo: 6 videoaulas de 20 minutos cada
  • Local
error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização