19 de junho de 2024
Henrique Avancini
Henrique Avancini - Foto: Divulgação / Caloi

Henrique Avancini busca o tricampeonato No Pan-Americano de MTB

Prova que reúne os principais nomes do mountain bike das Américas contará pontos para o ranking olímpico

Neste fim de semana, Henrique Avancini terá mais um importante desafio em sua carreira. Entre os dias 28 e 30 de abril ocorrerá em Congonhas, município de Minas Gerais, o Campeonato Pan-Americano de Mountain Bike, que volta a ser disputado no Brasil.

Avancini, da equipe Caloi / Henrique Avancini Racing, é o atual campeão do Pan-Americano, prova na qual o atleta brasileiro também venceu a categoria Elite em 2015.

O Pan-Americano distribuirá pontos para o ranking olímpico. O sonho de estar em Paris 2024 faz com que muitos dos atletas voltem suas atenções para a prova, elevando o nível da disputa.

“O Campeonato Pan-Americano é sempre uma prova muito importante, seja pelo peso do título, pelo nível da disputa ou pelos pontos distribuídos para o ranking mundial. Esse é um evento sempre muito intenso, muito importante para alguns países, algumas nações, principalmente os países latino-americanos que buscam uma vaga olímpica. Para esses países, a prova acaba sendo uma grande oportunidade, então alguns atletas chegam em excelente forma para esse evento, o que torna a disputa ainda mais acirrada”, comenta Avancini, que destaca também o prazer que é disputar a prova no Brasil.

“Competir no Brasil esse ano sem dúvida nenhuma é muito especial, ainda mais por ter conquistado o título Pan-Americano no ano passado na Argentina. Chego em 2023 como defensor do título, que eu acredito que adicione um pouco de pressão e expetativa”.

Além de Avancini, os outros três integrantes da Equipe Caloi / Henrique Avancini Racing – Sabrina Oliveira, Cainã Oliveira e Ulan Galinski – também são nomes fortes do Brasil na prova. Avancini, um dos favoritos na categoria Elite, se diz pronto para o desafio. Ele e seus companheiros de equipe participarão das provas de Short Track (XCC) e Cross-Country Olímpico (XCO).

“Me sinto feliz e satisfeito com o trabalho que consegui fazer até aqui. Nesse mês de abril consegui crescer bastante e estou chegando no Pan-Americano numa forma bastante boa, então acredito que eu tenha condições de disputar ambas as provas, tanto o Short Track quanto o Cross-Country Olímpico na ponta”.

O Campeonato Pan-Americano de Mountain Bike contará com transmissão ao vivo pelo canal da Confederação Brasileira de Ciclismo no YouTube a partir de quarta-feira:

  • Quarta-feira (15:00 às 16:30) – Prova de Team Relay
  • Quinta-feira (14:30 às 17:00) – Prova de XCE
  • Sexta-feira (14:00 às 16:30) – Prova de XCC
  • Sábado (14:00 às 16:30) – Prova de XCO
  • Domingo (09:00 às 16:30) – Prova de XCO Elite e Sub-23
error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização