13 de julho de 2024
Aleck Punks

Punks, o sistema de comunicação modular para grupos de ciclistas

Composto por um fone especial fixado na correia do capacete e um aplicativo para smartphone, dispositivo possibilita a comunicação em tempo real de um grupo ilimitado de ciclistas

Uma startup norte-americana fundada por ciclistas lançou um novo dispositivo que promete revolucionar a comunicação entre ciclistas do pelotão profissional e de grupos amadores de pedalada. Trata-se do Aleck Punks, um equipamento de comunicação de pequenas dimensões e sem limite de conexões, capaz de proporcionar conversações simultâneas e em tempo real entre um grupo de ciclistas, independente do número de participantes.

Aleck Punks

Basicamente falando, o Punks consiste num fone especial com microfone incorporado, que fica fixado na correia do capacete. Através da interface Bluetooth, o dispositivo comunica-se a um aplicativo especial instalado no smartphone, que por sua vez comunica-se com os smartphone dos demais ciclistas, formando uma cadeia de comunicação em tempo real e sem limite de usuários.

Essa cadeia de comunicação é responsável pelo alcance total da rede, onde cada ciclista equipado com o dispositivo funciona como um elo transmissor de sinal, possibilitando que o primeiro ciclista possa comunicar-se com o último do pelotão, mesmo quando a distância entre eles é grande.

Aleck Punks

O dispositivo possibilita dois tipos de comunicação remota: Push-to-Talk, para chamadas particulares; e Party Mode, onde todos os usuários podem participar, sem a necessidade de tirar as mão do guidão da bicicleta.

De acordo com o fabricante, o microfone interno do Punks conta com sistema de supressão de ruídos, minimizando o barulho do vento durante a conversação. Além da comunicação remota, é possível compartilhar pelo dispositivo músicas, além de atender chamadas telefônicas durante a pedalada.

Cada dispositivo Punks pesa apenas 16 gramas e conta com uma autonomia de uso de até sete horas com carga completa da bateria de 180-mAh lítio-íon, que leva uma hora para ser totalmente recarregada.

O dispositivo conta com proteção contra água, poeira e suor no padrão IP65.

Preço e disponibilidade – De acordo com o fabricante, o sistema de comunicação Aleck Punks deverá chegar ao mercado internacional no início do próximo semestre, ao preço de 99 dólares cada.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização