15 de julho de 2024
Trek Velocis MIPS Air
Trek Velocis MIPS Air

Mais leves e aerodinâmicos, novos capacetes Trek Ballista e Velocis chegam ao mercado

Com novos grafismos e cores e equipados com o sistema de proteção MIPS Air, linha 2023 de capacetes topo de linha da Trek surpreendem pelo conforto e ventilação

Um dos poucos fabricantes de bicicletas a contar com uma linha completa de acessórios e vestuário para ciclismo, a Trek anunciou o lançamento das versões 2023 dos seus renomados capacetes Ballista e Velocis.

Equipamento padrão da equipe de ciclismo profissional Trek-Segafredo, os capacetes Ballista e Velocis foram desenvolvidos em estreita colaboração com os atletas da marca, que apontaram de forma crítica as vantagens e o que precisava ser aprimorado em relação aos modelos anteriores. Tal contribuição resultou em uma redução de peso e aumento do fluxo de ar, aumentando o nível de conforto sem abrir mão da segurança.

Trek-Segafredo
Foto: Divulgação / Trek-Segafredo

Trek, não Bontrager – Uma mudança que chama a atenção aos fãs da marca é a utilização da logomarca Trek nos novos capacetes, que até então pertenciam à Bontrager, marca satélite responsável por toda a linha de acessórios do fabricante estadunidense de bikes. Iniciada com o lançamento da linha de vestuário 2023, a nova estratégia de marketing aponta para uma padronização do uso da marca Trek em toda sua linha de produtos.

MIPS Air
MIPS Air

MIPS Air – Outra mudança significativa foi a utilização do consagrado sistema de proteção contra impactos angulares MIPS Air em detrimento à tecnologia WaveCel usada em boa parte dos capacetes Bontrager atuais. De acordo com a Trek, a escolha deu-se devido ao fato que os capacetes Ballista e Velocis são voltados para provas de altíssimo rendimento, onde o baixo peso e máxima ventilação são prioritários.

“Neste momento, a tecnologia de segurança MIPS Air era a melhor opção para garantir que esses parâmetros de projeto fossem atendidos”, explicou a Trek.

Trek Ballista MIPS

Trek Ballista MIPS Air
Trek Ballista MIPS Air

A nova geração do Ballista foi desenvolvida para proporcionar à equipe Trek-Segafredo a melhor combinação entre leveza, aerodinâmica e conforto possível. De acordo com o fabricante, em uma prova standard de contrarrelógio, a nova versão do Ballista é capaz de economizar até 10.1 watts, se comparado ao modelo Velocis.

O coeficiente aerodinâmico do Ballista é resultado de seu formato único, de perfil baixo, desenvolvido através de testes em túnel de vento. Entre as mudanças mais significativas em relação ao modelo anterior está a adoção de uma maior abertura do duto de ar frontal e a adoção de canais de ventilação internos para maximizar a ventilação.

Trek Ballista MIPS Air
Trek Ballista MIPS Air

O sistema de ajuste adotado é o conhecido e eficiente fecho micrométrico BOA, que acopla o capacete na cabeça sem pontos de pressão que possam causar desconforto.

Especificações técnicas

Peso: 275 gramas (Tamanho M)
Dutos de ventilação: 4
Tecnologias: MIPS Air / BOA
Certificação: 5-Star Virginia Tech
Cores: White, Black, Navy, Purple
Tamanhos: S (51-57 cm), M (54-60 cm), L (58-63 cm)

Trek Velocis MIPS

Trek Velocis MIPS Air
Trek Velocis MIPS Air

Projetado para atender às demandas diárias da equipe Trek-Segafredo, o Velocis é um capacete versátil e leve, cujo novo sistema de canalização e ventilação – otimizado através do uso da fluidodinâmica computacional –, ficou 38% mais arejada que a versão anterior, sem prejuízo da aerodinâmica.

Trek Velocis MIPS Air
Trek Velocis MIPS Air

Para isto, o Velocis recebeu uma importante atualização que o tornou mais rápido em relação a sua versão anterior. Um aerofólio em fibra de carbono OCLV canaliza o fluxo de ar para os dutos de ventilação sem gerar turbulências indesejáveis.

Em sua terceira geração, o Velocis pesa apenas 268 gramas (em seu tamanho M), o que o torna o capacete mais leve da Trek.

BOA
Sistema de ajuste BOA

Além dos fatores ventilação e leveza, outro item que contribui para o ótimo nível de conforto do Trek Velocis é o sistema personalizável BOA, que possibilita um ajuste 360° do capacete.

Trek Velocis MIPS Air
Trek Velocis MIPS Air

Assim como no modelo Ballista, o capacete Velocis conta com aberturas laterais emborrachadas para fixar com segurança os óculos de sol quando não estiverem sendo utilizados.

Especificações técnicas

Peso: 268 gramas (Tamanho M)
Dutos de ventilação: 13
Tecnologias: MIPS Air / BOA
Certificação: 5-Star Virginia Tech
Cores: Black, Crystal White, Dark Aquatic, Viper Red/Cobra Blood, Crystal White/Nautical Navy
Tamanhos: S (51-57 cm), M (54-60 cm), L (58-63 cm)

Preço e disponibilidade – Disponíveis no Brasil nas revendas autorizadas Trek como a BSB Tri Bike, os novos capacetes Ballista e Velocis podem ser adquiridos ao preço de R$ 2.450,00 reais cada.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização