28 de abril de 2024
Raiza Goulão
Raiza Goulão - Foto: Alemão Silva

Raiza Goulão comenta sua vitória na 1ª etapa da Internacional Estrada Real de MTB

Etapa de abertura foi realizada neste fim de semana, em Itabirito (MG)

Estive neste último fim de semana em Itabirito (MG), para competir na etapa de abertura da Internacional Estrada Real. Prova com o XCC (Short Track) e o XCO (Cross-Country Olímpico) para nós da Elite, onde optei apenas por correr o XCO no domingo.

Tivemos pela frente, no XCO, um percurso bem duro. Eu dividi a pista em duas partes, a primeira alça em que a gente pegava uma descida até um pouco traiçoeira. Não adiantava acelerar e ir no limite, porque pelo seu terreno, cheio de cascalhos, tínhamos que ter mais precaução e arriscar o menos possível.

Raiza Goulão
Foto: Alemão Silva

Depois, uma subida longa de estrada, com cascalhos e vala. Ali, você tinha que entrar nessa parte poupando o máximo possível de energia, para fazer outra alça da pista, com uma descida mais fluída e em seguida outra subida. Ou seja, o circuito se resumia em duas subidas bastante longas.

O calor era também um grande desafio que nós enfrentamos. Defini bem o meu setup de bicicleta, usando uma coroa 32, utilizando o Kenda Booster 2.4 na dianteira o Honey Badger também da Kenda na traseira, com calibragem intermediária, para ter um grip bom.

Raiza Goulão
Foto: Alemão Silva

Analisei as adversárias nas primeiras voltas, para depois impor meu ritmo. Um bom aprendizado, para pensar bem nas estratégias e limites, poder observar onde preciso melhorar, para esse primeiro bloco de provas importantes, neste primeiro semestre do ano.

Minha próxima prova agora acontece em pouco mais de duas semanas, quando competirei a etapa de 20 anos de Araxá. Um local especial, porque foi lá que praticamente começou minha história como ciclista profissional, em 2010. Na sequência, o Pan-Americano de Congonhas, no último fim de semana do mês de abril.

Sobre a autora

Raiza Goulão Henrique é ciclista olímpica brasileira especializada no Mountain Bike. Campeã pan-americana de MTB, é Tetra campeã Brasileira de Mountain Bike XCO e bicampeã da Brasil Ride, além de ter representado o Brasil nos Jogos Olímpicos Rio-2016
error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização