27 de abril de 2024
Internacional Chaoyang Estrada Real
Internacional Chaoyang Estrada Real agita Itabirito - Foto: Divulgação

Prova de XCC dá início à temporada 2023 da Internacional Chaoyang Estrada Real

Competição vale pontos para o ranking olímpico e vai até este domingo (26)

A cidade de Itabirito (MG), na Região dos Inconfidentes, recebeu nesta sexta-feira (24/03) o primeiro dia da primeira etapa da Internacional Estrada Real Chaoyang de ciclismo. A competição conta pontos para a Paris-2024 e também serve como comemoração do aniversário pelos 100 anos do município.

O primeiro dia de provas, no Morro do Cristo, foi dedicado às provas de Short Track (XCC). Os atletas tinham que pedalar 20 minutos e mais uma volta. Foram 31 categorias, separadas por idade como a Infanto-Juvenil (de 12 a 14 anos) e Master C1 (50 a 54), bem como por peso, como a Peso-Pesado. Uma categoria que chamou muita atenção foi a de bike elétrica.

Internacional Chaoyang Estrada Real
Vinicius Henrique comemora vitória – Foto: Divulgação

Uma das provas que o público mais vibrou foi a sub-30 que reuniu ciclistas dos 23 aos 30 anos. A vitória terminou com Vinicius Henrique Costa Lacerda, que deu 7 voltas em 24m24s94, a uma velocidade média de 40.3 km/h. Cada volta tinha 3.8 km. Elas ficaram marcadas por serem muito técnicas, com muitos rock gardens.

“É muito bom poder abrir o ano assim, com chave de ouro. As expectativas para 2023 são as melhores possíveis. Estou com uma bike nova também, o que me ajudou bastante na pilotagem. Quero ser campeão brasileiro, após anos batendo na trave, por segundos. Mas vamos nessa porque domingo tem mais, tem XCO “, comentou Vinicius Henrique, de Lagoa da Prata (MG).

Mais provas – Já as categorias Elite e Sub-23 serão neste sábado (25). No mesmo dia, haverá a prova de maratona, da categoria XCM. No domingo (26), a primeira fase da competição será encerrada com chave de ouro, com a competição de XCO.

Depois da etapa de Itabirito, onde todas as 1.200 inscrições foram preenchidas, a competição seguirá em Ouro Branco (MG) e Arcos (MG), de 19 a 21 de maio, respectivamente, e 28 a 30 de julho, respectivamente.

Internacional Chaoyang Estrada Real
Foto: Divulgação

“O dia foi incrível e deu tudo certo. Foi uma prova rápida e dinâmica, debaixo de muito sol. Neste ano, a cidade completa 30 anos recebendo provas de ciclismo no Morro do Cristo, e é justamente no ano do centenário da cidade. Para nós, é um privilégio ter a ajuda da cidade de Itabirito na organização”, vibra Mariana Gomes, gerente geral da Internacional Estrada Real Chaoyang de ciclismo.

A Estrada Real – Famosa no Brasil, a Estrada Real é considerada a maior rota turística do país. São mais de 1.630 quilômetros de extensão, passando por Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. A sua história surge em meados do século 18, quando a Coroa Portuguesa decidiu oficializar os caminhos para o trânsito de ouro e diamantes de Minas Gerais até os portos do Rio de Janeiro.

A cidade de Itabirito ficou famosa no Brasil por sediar eventos envolvendo bicicletas desde a década de 90. Agora passa a se tornar a primeira prova de XCO na América Latina com a Classe HC. Em 2019 a Internacional Estrada Real encerrou o campeonato na cidade batendo recorde na transmissão ao vivo das provas. Sucesso absoluto com pista, estrutura, feira e outros.

”O Internacional Chaoyang Estrada Real chega ao seu quinto ano e se consolida como uma das principais corridas de bicicletas do mundo. Além de toda estrutura oferecida aos atletas, a prova é a única corrida de Mountain Bike na América com transmissão ao vivo no percurso de todas suas etapas”, comenta Felipe Avelar, idelizador da prova.

Os regulamentos de cada etapa já estão disponíveis no site oficial do evento, bem como o link para as inscrições.

Serviço

Internacional Estrada Real Chaoyang – Etapa Itabirito

Links para transmissão ao vivo:

Calendário

Etapa 01 – Itabirito (24, 25 e 26 de março de 2023)

  • Sexta: XCC
  • Sábado: XCM
  • Domingo: XCO

Etapa 02 – Ouro Branco (19, 20 e 21 de maio de 2023)

  • Sexta: XCC
  • Sábado: XCO
  • Domingo: XCM

Etapa 03 – Arcos (28,29 e 30 de julho de 2023)

  • Sexta: XCC
  • Sábado: XCO
  • Domingo: XCM
error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização