13 de julho de 2024
Acer ebii
Acer ebii

Gigante da tecnologia Acer entra no mercado de mobilidade

ebii, primeira bicicleta eletricamente assistida da marca, combina autonomia de uso com recursos tecnológicos de última geração

Primeira empresa taiwanesa a se tornar uma multinacional e a terceira maior fabricante de computadores do planeta, a Acer acaba de anunciar sua entrada no mercado da mobilidade urbana com o lançamento da ebii, primeira bicicleta eletricamente assistida da marca.

Com forte apelo tecnológico — como não poderia deixar de ser —, a nova e-Bike da Acer incorpora uma série de recursos diferenciados, aliados a um design criativo e sustentável.

Diferentemente da maioria das bikes de sua categoria, a ebii não possui transmissões multimarchas. Em seu lugar, uma central de controle em seu interior utiliza um algoritmo de inteligência artificial para automaticamente ajustar o nível de assistência proporcionada pelo motor, de acordo com as condições do terreno, inclinação e altimetria, entre outros. Além disso, a central de controle constantemente coleta e armazena dados das pedaladas, de forma se adaptar gradativamente às preferências pessoais do ciclista.

Acer ebii

A ebii pode ser facilmente pareada com um smartphone via Bluetooth de forma ter acesso a uma série de outros recursos interessantes, como conferência do estado da bateria, rotas recomendadas, rastreador antifurto e navegação por satélite. O aplicativo também pode ligar e desligar a bicicleta remotamente.

A e-Bike da Acer vem equipada com uma motor de assistência de 250 watts, com torque máximo de 40 Nm (29,5 lb.ft) e assistência ativa até 25 km/h. Curiosamente, o motor pode ser instalado tanto na roda dianteira quanto na traseira. Seja qual for a opção escolhida, a ebii utiliza correia dentada no lugar da tradicional corrente, tornando sua manutenção mais simples e sem a necessidade de lubrificação periódica.

Acer ebii

O motor é alimentado por uma bateria recarregável de 460-Wh, desenvolvida pela MPS Energy, empresa subsidiária da Acer. Além de removível para ser carregada em casa, a bateria conta com portas USB para recarregar aparelhos como smartphones e ciclocomputadores. De acordo com o fabricante, o tempo de recarga é de aproximadamente 2,5 horas, o suficiente para uma autonomia de até 110km.

Acer ebii

Tão minimalista quanto elegante, o quadro da ebii é construído em liga de alumínio e tamanho único, capaz de acomodar ciclistas entre 1,45 a 1,85 metros. A ebii garfo utiliza um design do tipo ‘Lefty’ e rodas aro 20 polegadas, montadas com pneus de 2,2″ que utiliza uma combinação de espumas de densidades diferentes em substituição ao ar comprimido. De acordo com o fabricante, a solução proporciona uma rolagem suave sem o risco de furos.

Acer ebii

Segurança – A ebii conta com iluminação de segurança frontal e traseira integrada ao quadro, que pode ser automaticamente ligada ou desligada de acordo com as condições de luz do ambiente. Para aumentar ainda mais a segurança, a ebii conta ainda com luz intermitente sob o quadro, deixando assim a bicicleta mais visível. Um sistema de radar integrado ao selim alerta o ciclista sobre a aproximação de veículos por trás.

Acer ebii

A ebii possui também sistema de detecção de acidentes que, em caso de sinistro, envia automaticamente mensagens para telefones previamente cadastrados.

Preço e disponibilidade – Até o presente momento, a Acer não havia divulgado quando a ebii estará disponível nas lojas e seu respectivo preço.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização