23 de abril de 2024
Túnel
Foto: Bybanen Utbygging

Noruega inaugura túnel para ciclistas mais longo do mundo

Misto de ciclovia e galeria de arte, ciclotúnel de Bergen tem 2,9km de extensão, divididos por um piso de asfalto para bicicletas e outro, emborrachado, para pedestres

Segunda cidade mais importante da Noruega, Bergen terá a partir do próximo dia 15 de abril o privilégio de possuir o mais longo túnel do mundo projetado especificamente para bicicletas e pedestres. Com 2,9km, a nova ciclovia subterrânea atravessa a montanha Lovstakken, interligando o bairro de Fyllingsdalen ao centro da cidade.

Totalmente esculpida em rocha sólida, a nova via verde subterrânea conta com 6 metros de largura, divididos por um piso de asfalto para bikes e outro, emborrachado, para pedestres. De acordo com o site Euronews, é possível percorrer o trajeto em um tempo médio de dez minutos, vinte a menos que o percurso anterior de quase 9 quilômetros que contornava a montanha.

Túnel
Foto: Bybanen Utbygging

Sem estresse – Percorrer trechos longos em ambientes fechados pode ser uma experiência assustadora para algumas pessoas. Para maximizar a segurança durante a travessia, o túnel é monitorado por mais de 100 câmeras de segurança e conta com telefones de emergência instalados a cada 250 metros. O túnel é permanentemente climatizado a uma temperatura de 7°C.

Túnel
Foto: Bybanen Utbygging

As paredes do túnel funcionam como galerias de arte, que entretém e divertem os transeuntes, tornando a viagem mais agradável. O túnel conta ainda com duas áreas de descanso, que aumentam a sensação de segurança por toda parte.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização