16 de julho de 2024
Raiza Goulão
Raiza Goulão - Foto: Felipe Almeida

Raiza Goulão relata suas primeiras vitórias na temporada 2023

Atleta venceu neste fim de semana as provas de Short Track (XCC) e Cross Country Olímpico (XCO) da 1ª etapa da Copa Internacional de MTB, válidas pela Taça Brasil

Neste último fim de semana, nos dias 4 e 5 de março, pude competir minha primeira prova no Brasil nesta temporada de 2023, na Copa Internacional de MTB, válidas pela Taça Brasil, em Lavras (MG). Foram duas corridas, o XCC no sábado (4) e o XCO no domingo (5), valendo ao todo 70 pontos nos rankings UCI (10+60) para os vencedores das elites.

Podemos dizer que agora a temporada começou com tudo, porque teremos uma sequência grande de corridas nas próximas semanas/meses. Saí de casa no fim do mês de fevereiro, para ficar praticamente oito meses longe de Pirenópolis (GO), minha terra natal.

Raiza Goulão
Raiza Goulão – Foto: Felipe Almeida

Estivemos com nossa equipe Squadra Oggi reunida em Lavras, uma sensação que é sempre muito boa. A pista da competição era técnica e divertida, porém dura e com subidas longas, o que me fez gostar muito dela.

Tanto o XCC quanto o XCO exigiram muito de estratégia, concentração e foco. Desconhecia como estavam minhas concorrentes em termos de preparação física e performance, então tive que avaliar com calma no início de cada corrida como elas estavam para traçar minha estratégia.

Realizei o setup da bike e procurei fazer meu melhor nos dois dias, saindo com vitórias em ambas as corridas. Sensação muito boa de poder erguer minha bicicleta e comemorar após as duas corridas dando um beijo nela.

Sei que ainda há muito o que ajustar nos treinos daqui para frente. Ainda estamos construindo a performance para a temporada que está só começando, com objetivos grandes que estão por vir.

Fiquei feliz com a resposta do corpo. Pude ver alguns pontos que precisam ser ajustados, porque esta semana já viajarei para Itaipava, em Petrópolis (RJ), na quarta-feira, onde terei uma sequência de três corridas no município fluminense.

Sobre a autora

Raiza Goulão Henrique é ciclista olímpica brasileira especializada no Mountain Bike. Campeã pan-americana de MTB, é Tetra campeã Brasileira de Mountain Bike XCO e bicampeã da Brasil Ride, além de ter representado o Brasil nos Jogos Olímpicos Rio-2016
error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização