4 de dezembro de 2024
Specialized Tero X
Specialized Tero X

Specialized Turbo Tero X, a SUV das bicicletas elétricas

Equipada com motor de 90Nm de torque e bagageiro com capacidade para 20kg de carga, nova e-bike full suspension da Specialized é a escolha ideal para viagens off-road

A Specialized anunciou o lançamento de um novo modelo de bicicleta eletricamente assistida (e-bike) desenvolvida para ser um verdadeiro veículo utilitário de duas rodas. Trata-se da nova Turbo Tero X, uma full suspension que alia conforto em diversos tipos de terreno, alta capacidade de carga e autonomia de uso.

Construída a partir de um quadro em liga de alumínio que utiliza um sistema de suspensão de pivô único — ao contrário dos outros modelos da marca, que utilizam o consagrado sistema FSR —, a Turbo Tero X aposta na simplicidade de uso e facilidade de manutenção, de forma oferecer uma boa combinação de conforto e capacidade de carga. A balança traseira do quadro conta com 120mm de curso de suspensão, e a parte frontal utiliza garfo com 130mm de curso.

Specialized Turbo Tero X

O quadro conta com diversos pontos de ancoragem para instalação de suportes de garrafa, bomba, cadeados e similares. Além do ponto de suporte de caramanhola principal (instalado embaixo do tubo superior e não no tubo diagonal como é comum), o quadro conta com 4 roscas extras no triângulo dianteiro, além de mais dois situados abaixo do amortecedor traseiro.

Sobre a roda traseira, fica instalado um rack com capacidade para até 20kg de carga total, com engate para a instalação de alforjes e bolsas. A Specialized Turbo Tero X vai ainda equipada de série com paralamas, descanso e sistema de iluminação frontal e traseiro integrado.

Specialized Turbo Tero X

Motor, potência e autonomia – A Specialized Turbo Tero X vem equipada com um motor proprietário de 250W e torque máximo de 90Nm, alimentado por uma bateria de até 710Wh. De acordo com o fabricante, dependendo do modo de condução e de assistência utilizado, a autonomia da bicicleta pode chegar até a 130km a 25km/h, ou até 110km a 32km/h.

O gerenciamento dos modos de assistência e demais configurações da bikes são realizadas por meio de uma central de controle localizada no guidão da bike. Além dos modos automáticos Eco, Trail e Turbo, a Turbo Tero X conta com a opção Microshift, que possibilita ao usuário ajustar o nível de assistência do motor em incrementos de 10 por cento.

Specialized Turbo Tero X

Interatividade – Por meio do aplicativo Mission Control, é possível ampliar a experiência de controle sobre a bike, através de funções de diagnóstico e atualizações de firmware, além de controlar o sistema de iluminação e até mesmo bloquear remotamente a bicicleta e acionar alarmes em caso de roubo.

Modelos, preços e disponibilidade – Serão disponibilizados três variações da nova Specialized Turbo Tero X: a Turbo Tero X 6.0, Turbo Tero X 5.0 e a Turbo Tero X 4.0, diferenciadas conforme configurações abaixo. No Brasil, apenas a versão Turbo Tero X 4.0 encontra-se disponível, ao preço de R$ 45.990,00.

Specialized Turbo Tero X 6.0

Specialized Turbo Tero X 6.0
Specialized Turbo Tero X 6.0

Especificações técnicas

Garfo: RockShox Lyric Select+, 130mm
Amortecedor traseiro: RockShox Deluxe Select+ 45x190mm
Motor: Specialized Full Power 2.2, 250W / 90Nm
Bateria: 710Wh
Transmissão: SRAM X01 Eagle, 12-speed
Freios: SRAM Code RSC, 4-piston caliper, hydraulic disc, 200mm
Rodas: Roval Traverse 27.5, hookless alloy, 30mm inner width, tubeless ready
Pneus: Ground Control Grid T7, 2Bliss Ready
Luz dianteira: Lezyne ebike Super HB STVZO E1000, 1,000 lumen, 12V
Luz traseira: Lezyne ebike fender brake alert STVZO, 12V
Guidão: Specialized Trail, 6061 alloy, 8-degree backsweep, 6-degree upsweep, 27mm rise, 31.8mm clamp
Mesa: Specialized Stealth Stem, alloy, 14 deg, 31.8mm
Canote: X-Fusion Manic, handlebar remote, 34.9mm
Peso: 26.4kg

Specialized Turbo Tero X 5.0

Specialized Turbo Tero X 5.0
Specialized Turbo Tero X 5.0

Especificações técnicas

Garfo: RockShox 35 Silver TK, lockout, 130mm, mudguard mounts
Amortecedor traseiro: RockShox Deluxe Select R, 45x190mm
Motor: Specialized 2.0, 70Nm torque, 250W
Bateria: Specialized U2-710, 710Wh
Transmissão: SRAM GX Eagle, 12-speed
Freios: SRAM Code R, 4-piston caliper, hydraulic disc, 220mm
Rodas: Roval Traverse 27.5, hookless alloy, 30mm inner width, tubeless ready
Pneus: Ground Control Grid T7, 2Bliss Ready
Luz dianteira: Lezyne ebike super STVZO E600, 600 Lumen, 12V
Luz traseira: Lezyne ebike fender rear STVZO, 12V
Guidão: Specialized Trail, 6061 alloy, 8-degree backsweep, 6-degree upsweep, 27mm rise, 31.8mm clamp
Mesa: Specialized Stealth Stem, alloy, 14 deg, 31.8mm
Canote: TranzX dropper, 34.9mm
Peso: 27.2kg

Specialized Turbo Tero X 4.0

Specialized Turbo Tero X 4.0
Specialized Turbo Tero X 4.0

Especificações técnicas

Garfo: RockShox Recon Silver RL, lockout, 130mm, mudguard mounts
Amortecedor traseiro: RockShox Deluxe Select R, 45x190mm
Motor: Specialized 2.0E, 50Nm torque, 250W
Bateria: Specialized U2-530, 530Wh
Transmissão: SRAM SX Eagle, 12-speed
Freios: SRAM G2 RE, E-MTB specific brake, 4-piston caliper, hydraulic, 200mm rotor
Rodas: Roval Traverse 27.5, hookless alloy, 30mm inner width, tubeless ready
Pneus: Ground Control Grid T7, 2Bliss Ready
Luz dianteira: Lezyne ebike Classic STV50 E500, 500 Lumen, 12V
Luz traseira: Lezyne ebike Classic STV50 E500, 500 Lumen, 12V
Guidão: Specialized Trail, 6061 alloy, 8-degree backsweep, 6-degree upsweep, 27mm rise, 31.8mm clamp
Mesa: Specialized Stealth Stem, alloy, 14 deg, 31.8mm
Canote: TranzX dropper, 34.9mm
Peso: 26.7kg
error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização