15 de julho de 2024
Sghimano CUES

Shimano unifica grupos de transmissão de entrada

Compatível com 9, 10 e 11 velocidades, nova linha Shimano Cues substituirá os grupos Alivio, Acera e Altus

Referência mundial no mercado de componentes para bicicletas, a Shimano anunciou nesta terça-feira o lançamento mundial do Shimano CUES, que traz uma abordagem nova ao unificar sua linha de grupos de transmissão de entrada, proporcionando assim um ecossistema unificado de peças compatíveis.

Desenvolvido para proporcionar maior compatibilidade entre diferentes categorias de uso, o Shimano CUES substituirá os atuais grupos de transmissão de 9, 10 e 11 velocidades da gama de entrada da marca japonesa, mais especificamente os grupos Alivio, Acera e Altus, além de alguns componentes específicos da linha intermediária de MTB Shimano Deore.

Sghimano CUES

Simplicidade – Ao unificar a oferta de transmissões nas faixas de 9, 10 e 11 velocidades sob um único ‘ecossistema’, a Shimano sinaliza com a simplificação na oferta, maior compatibilidade entre componentes e versatilidade de uso.

“Depois de decidir sobre a configuração de marcha ideal, basta olhar para a linha Shimano CUES para ter componentes duráveis feitos especificamente para o ciclista de nível intermediário”, explica Susana Martín, diretora de marketing da Shimano na América Latina.

A linha Shimano CUES utiliza componentes comuns em todos os sistemas de transmissão — independente da modalidade de ciclismo ou do número de marchas da transmissão —, de forma reduzir a complexidade e o número de peças de diferentes códigos.

“Os sistemas de transmissão Shimano CUES, usam roldanas de câmbio, pinhões, cassetes e correntes compatíveis entre si, o que reduz as necessidades de estoque da loja e simplifica o processo de manutenção para bicicletas de nível médio. Isso significa que as oficinas de bicicleta terão peças à mão de maneira mais confiável para fazer a manutenção da sua bike”, completa Susana.

Sghimano CUES

Versatilidade – ao desenvolver o CUES, a Shimano substitui seu modelo tradicional de tecnologia em cascata — onde modelos de linhas inferiores ‘herdam’ avanços tecnológicos de transmissões de nível superior — para focar a partir do zero as necessidades exclusivas do ciclista do dia a dia.

Com isso, criou uma linha de componentes mais compatível e versátil, que prevê inclusive sua futura entrada no segmento de componentes de estrada, substituindo gradativamente grupos como os Shimano Tiagra, Sora e Claris.

Durabilidade – O Shimano CUES é centrado na tecnologia Linkglide, que apresenta o sistema de transmissão mais durável disponível. Os cassetes e correntes são construídos para resistir ao desgaste diário de forma consistente, o que prolonga a vida útil dos componentes e proporciona trocas de marchas suaves e intuitivas, seja em bicicletas convencionais, seja em e-bikes de alto torque.

A tecnologia Shimano Linkglide melhora a experiência geral de troca de marchas graças a um design de perfil de dentes de pinhão totalmente novo, que guia a corrente para cima e para baixo no cassete.

Sghimano CUES

Com tecnologia de transmissão mais durável, o Shimano Linkglide apresenta dentes de cassete mais altos e grossos que fornecem área de superfície adicional com a corrente. Isso evita o salto da corrente, e, distribui as forças de pedalada para evitar desgaste prematuro devido às trocas de marchas dos ciclistas menos experientes. Essa troca de marchas mais suaves também ajuda a prolongar a vida útil dos componentes Shimano CUES, para que os ciclistas substituam os componentes com menor frequência, passem mais tempo pedalando e consequentemente, colaborem para fazer do mundo um lugar mais sustentável.

Shimano CUES em resumo

  • O Shimano CUES é uma nova linha de componentes para transmissões de 9, 10 e 11 velocidades;
  • Transmissões de 10 e 11 velocidades da linha Shimano Deore serão absorvidos pela linha CUES, assim como os atuais grupos Alivio, Acera e Altus;
  • Embora ainda não confirmado oficialmente, os atuais grupos de estrada Tiagra, Sora e Claris também deverão ser descontinuados em favor do Shimano CUES;
  • Espaçamento entre pinhões do cassete, correntes e pull ratios dos câmbios e trocadores de marcha serão os mesmos para todos os componentes da linha, aumentando assim sua versatilidade e compatibilidade geral;
  • Todos os componentes Shimano CUES são baseados na tecnologia LinkGlide.

Linha Shimano Cues

Até o presente momento, a Shimano forneceu poucos detalhes sobre os componentes específicos que compõem a linha CUES. A seguir, uma visão geral ampla de como cada nível se molda:

Shimano Cues U8000 – Configuração topo de linha, o Shimano Cues U8000 é a substituição lógica do atual grupo de trekking da marca T8000 Deore XT.

Indicada para uso em e-bikes para cicloturismo e bicicletas high-end eletricamente assistidas de uso urbano, a configuração de 11 velocidades pode utilizar transmissões de 1x e 2x velocidades, através do uso do câmbio traseiro RD-U8000 e RD-U8020 respectivamente.

O pedivela utiliza movimento central padrão HollowTech e será disponibilizado em versões de uma coroa de 42 ou 40 dentes (FC-U8000-1), ou coroa dupla de46/32 dentes (FC-U8000-2).

Shimano Cues U6000 – Configuração mais versátil do Shimano CUES, o U6000 deverá ser o mais utilizado em mountain bikes de nível de entrada a intermediário, com opções de transmissão de 10 e 11 velocidades.

Compatível com transmissões de 10 e 11 velocidades, o novo câmbio traseiro RD-U6000 conta com o tradicional sistema de embreagem Shadow de tensionamento da corrente. Outras opções disponíveis incluem os câmbios de 10 velocidades RD-U6020-10 ou de 11 velocidades (RD-U6020-11), compatíveis com transmissões de 1x e 2x coroas.

O pedivela FC-U6000-1 pode ser utilizado com coroa única de 30, 32, 40 e 42 dentes.

Shimano Cues U4000 – Grupo completo mais barato da linha CUES, o U4000 é voltado para bikes de entrada, MTB e híbridas.

Com 9 velocidades, o grupo utiliza os câmbios RD-U4000 (para transmissão de coroa única)  e RD-U4020 (coroa dupla).

Preço e disponibilidade – Até o presente momento, a Shimano ainda não havia divulgado os preços e a disponibilidade da nova linha CUES.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização