16 de junho de 2024
Peter Sagan
Peter Sagan - Foto: Divulgação

Peter Sagan anuncia aposentadoria do ciclismo de estrada para dedicar-se ao MTB

“Quero encerrar minha carreira esportiva sobre uma Mountain Bike”, disse o tricampeão mundial, visando as Olimpíadas de Paris 2024

Três vezes campeão do Mundo no ciclismo de estrada, Peter Sagan nunca escondeu sua paixão pelo Mountain Bike, disciplina na qual o atleta eslovaco iniciou sua vitoriosa carreira que o consagrou como um dos maiores nomes do esporte na atualidade. Esta semana, o ciclista eslovaco anunciou sua aposentadoria do pelotão de elite do ciclismo de estrada profissional, para dedicar-se, a partir de 2024, exclusivamente ao MTB, visando sua possível participação nos Jogos Olímpicos de Paris.

O anúncio da aposentadoria ocorreu esta semana por ocasião da Vuelta a San Juan, prova de ciclismo de estrada que está acontecendo na Argentina, onde Sagan está competindo pela equipe TotalEnergies.

“Chegou o momento de dizer que [este ano] pretendo realizar minha última temporada como ciclista de estrada, para poder me preparar para as Olimpíadas de 2024 no Mountain Bike”, disse Sagan.

Peter Sagan
Foto: Maxime Schmid / Divulgação

Considerado um dos maiores nomes do ciclismo contemporâneo, Peter Sagan acumula em seu currículo nada menos que três títulos de campeão do mundo, 12 vitórias em etapas no Tour de France, 4 na Vuelta a España, Paris-Roubaix e no Tour de Flandes, entre outras. Em 2023, o ciclista eslovaco completa sua segunda temporada na equipe TotalEnergies, onde pretende competir até o fim deste ano em algumas clássicas e no Tour de France.

Mesmo com este amplo currículo, o Mountain Bike sempre foi a grande paixão de Sagan, modalidade na qual iniciou sua carreira no ciclismo e na qual participou nas Olimpíadas Rio 2016, onde problemas técnicos com sua bicicleta acabaram por lhe tirar a chance de um pódio na prova.

“Não se trata de conquistar medalhas. Não quero pressão sobre se ganho ou perco. É algo que sempre quis, terminar a carreira numa bicicleta MTB e o próximo ano é um ano olímpico. Quero fazê-lo por mim, e por nada mais”, conclui Sagan.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização