21 de julho de 2024
Desafio de Gigantes Internacional
Foto: Rodrigo Barreto

Desafio de Gigantes Internacional contará pontos para classificação olímpica

Novo conceito em provas de Mountain Bike para o país terá Henrique Avancini como destaque entre os dias 10 e 12 de março

Henrique Avancini, maior nome do ciclismo nacional, e a Avelar Sports, organizadora de eventos esportivos, confirmaram a realização do Desafio de Gigantes Internacional 2023. As provas de Mountain Bike ocorrem no Villa Itaipava Resort & Conventions, em Itaipava, Petrópolis (RJ), nos dias 10, 11 e 12 de março. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (19) na cidade fluminense com a presença do prefeito local Rubens Bomtempo e do secretário de esportes Rafael Simão.

Desafio de Gigantes Internacional
Foto: Rodrigo Barreto

Serão três provas válidas pelo ranking mundial, além de uma Maratona Amadora de 40 e 20 km. O Desafio de Gigantes Internacional distribui 105 pontos, que podem ser fundamentais para a classificação da modalidade para os Jogos de Paris 2024.

Os atletas terão duas provas de XCO – Cross-Country Olímpico sendo uma Classe 2 e outra Classe 1, e mais um XCC – Short Track da Classe 3. O Desafio de Gigantes também ajudará os países na obtenção de vagas para o Sul-Americano de MTB, que será realizado no fim do ano.

São esperados no Desafio de Gigantes atletas de mais de 10 países e 1200 participantes. A expectativa é realizar a maior corrida de Mountain Bike da história do estado do Rio de Janeiro.

”O local é aconchegante com estrutura de primeiro mundo para receber os melhores atletas do Brasil e do mundo. O evento ganha importância por ser válido como pontuação para a busca das vagas olímpicas”, disse Felipe Avelar. ”Para 2023 o evento vem com um novo formato voltado para atrair grandes nomes do MTB mundial seguindo sua linha de provas ao vivo narradas em três idiomas”.

O Desafio de Gigantes tem o objetivo de fazer do Brasil o país referência para os grandes times do mundo fazerem sua base e pré-temporada. No Villa Itaipava Resort & Conventions, Henrique Avancini está construindo uma pista que será aberta ao público em geral. O estabelecimento em Petrópolis (RJ) possui estacionamento para 2500 veículos.

As provas serão divididas em três classes. Na classe XCM – Maratona, um percurso reduzido para 20 categorias como veterano e master. Já um completo para 19 categorias, como elite masculino e feminino. Na XCO classe 1, a divisão é feita por oficiais e amadoras. Apenas as oficiais pontuam no ranking nacional e estadual. Na XCO classe 2, competem apenas os atletas elite masculino e feminino, no dia 10 de março.

O projeto Desafio dos Gigantes surgiu no auge da pandemia da Covid-19, sem provas por um longo período a Avelar SPORTS trouxe um novo conceito para o MTB nos anos de 2020 e 2021, ambos eventos realizados no Bike Chácara Park, em Santana dos Montes (MG).

Os regulamentos de cada etapa já estão disponíveis no site oficial do evento, bem como o link para as inscrições.

Henrique Avancini
Henrique Avancini – Foto: Rodrigo Barreto

Imersão – A Avelar Sports e Henrique Avancini também confirmaram na semana seguinte ao Desafio de Gigantes um projeto inédito para atletas do alto rendimento ciclismo, que mistura mentoria e imersão com nomes que fazem a diferença na modalidade

A Imersão & Mentoria Gigantes Camp é um projeto inédito no segmento e também será o Resort Villa Itaipava. Os mentores serão Henrique Avancini, Alesandra Dutra, Hélio Souza, Danilo Barros, Felipe Stanford e mais três grandes nomes que serão divulgados no decorrer de fevereiro.

O objetivo do evento é o ganho de performance pessoal, seja nos negócios, saúde, esporte e família. Os ingressos podem ser adquiridos pelo site oficial.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização