28 de abril de 2024
Paula Benitez
Foto: André Ramos / MTB Brasília

Review: Capacete Trek Bontrager Quantum Mips

Modelo mid-level da Trek conta com recusos de sobra em uma capacete desta faixa de preço

Comercializada sob a grife Bontrager, a linha de acessórios e itens de vestuário da Trek é uma das mais completas do mercado, incluindo uma grande diversidade de capacetes de ciclismo para as mais diversas modalidades do esporte.

Paula Benitez
Foto: André Ramos / MTB Brasília

Entre os modelos disponíveis está o capacete Bontrager Quantum Mips, que oferece ampla proteção e ajuste seguro, em combinação com um visual moderno e elegante.

Bontrager Quantum Mips
Bontrager Quantum Mips

Construído a partir de uma estrutura de poliestireno expandido (EPS) com cobertura em policarbonato, o Quantum Mips conta com 14 aberturas de ventilação, sistema de ajuste milimétrico BOA e viseira removível, além do sistema Mips de proteção contra impactos angulares, um dos mais confiáveis do mercado.

O que é Mips

Mips significa “Multi-directional Impact Protection System” (Sistema de proteção de impacto multidirecional). Criada durante anos de pesquisa, a combinação da proteção do cérebro com o MIPS pode fornecer melhor proteção de impactos angulares.

Imitando o cérebro – O MIPS usa o mesmo mecanismo de proteção do cérebro, fornecendo ao capacete sua própria camada de baixo atrito entre o revestimento e a parte externa.

Em um capacete MIPS, a parte externa e o revestimento são separados por uma camada de baixo atrito, permitindo que o capacete deslize em relação à cabeça durante um impacto angular.

Os capacetes convencionais são testados em quedas verticais em uma superfície plana. Já os capacetes Mips são projetados para lidar com o modo que alguns acidentes podem ocorrer, como impactos angulares na cabeça.

Desenvolvido para o Mountain Bike, o capacete Bontrager Quantum Mips pode ser utilizado também em gravel e ambientes urbanos.

Além disso, como todo capacete da Bontrager, o Quantum Mips conta com um apelo imbatível: a garantia incondicional da marca. Em caso de acidente ocorrido em até um ano a partir da data da compra, a marca substituirá gratuitamente o capacete por um novo. Além disso, se por algum motivo o comprador não estiver satisfeito com o produto, basta devolvê-lo (juntamente com a nota fiscal original) ao local da compra no prazo de 30 dias, para troca ou reembolso.

Comercializado em três opções de cores e nos tamanho P, M e G, o capacete da Trek é vendido nas lojas autorizadas da marca por R$ 855,00.

Paula Benitez
Foto: André Ramos / MTB Brasília

Em uso – O capacete conta com estrutura interna ajustável verticalmente, além do sistema de ajuste diametral BOA, capaz de se adequar ao formato da cabeça sem criar pontos de pressão que possam gerar desconforto. O ajuste pode ser realizado com apenas uma das mãos e, no caso das mulheres, permite prender o cabelo por trás do capacete sem grande esforço.

Paula Benitez
Foto: André Ramos / MTB Brasília

Os dutos de ventilação proporcionam uma boa circulação de ar, embora não tão eficiente se comparado aos capacetes mais leves da marca como o Bontrager Circuit Mips. No interior do capacete, a utilização generosa de pads acolchoados mantém o capacete ‘flutuando’ sobre a cabeça, evitando o desconforto.

Bontrager Quantum Mips
O acolchoamento do Bontrager Quantum Mips é removível e lavável

Os pads são removíveis e laváveis a máquina, o que torna sua higienização mais prática.

Presença praticamente obrigatória nos capacetes de MTB, o visor do Quantum Mips é semi integrado ao corpo do capacete, protegendo os olhos do ciclista contra a chuva, lama e terra vindo no sentido contrário da pedalada. Caso necessário, o visor é removível e o capacete vem acompanhado de plugs para vedar os furos de encaixe do mesmo, deixando assim o visual do capacete mais limpo.

Paula Benitez
Foto: André Ramos / MTB Brasília

Os tirantes de fixação contam com divisores de fácil ajuste, com uma trava em sua junção para evitar seu desalinhamento.

Com 335 gramas de peso total, o Quantum Mips provavelmente não ganhará nenhum concurso ‘peso pluma’, mas não chega a ser desconfortável durante o uso.

Paula Benitez
Foto: André Ramos / MTB Brasília

Utilizei o Bontrager Quantum Mips continuamente em todos os ambientes que costumo pedalar como estrada (incluindo um ou dois pedais de longa distância) e trilhas, onde o capacete me proporcionou um ótimo nível de conforto, se comparado ao modelo que eu utilizava anteriormente. O ajuste, uma vez adequado, manteve o capacete na cabeça sem oscilações ou pontos de pressão que pudessem causar desconforto.

Bontrager Quantum Mips
Detalhe do sistema de ajuste BOA do Bontrager Quantum Mips

Apesar de fixo, o visor não atrapalha o campo visual periférico, mesmo com o uso de óculos.

Conclusão

Com alto grau de conforto e ajuste e equipado com o sistema Mips de proteção, o Bontrager Quantum alia um preço razoável com recursos muitas vezes somente encontrados em modelos topo de linha.

Capacete Trek Bontrager Quantum Mips

Estética e design
Segurança
Ajuste e conforto
Ventilação
Peso
Custo x Benefício

Ótimo!

Um capacete que combina visual moderno, conforto e segurança extra proporcionada pelo sistema de proteção MIPS

Pontos positivos

  • Design moderno e elegante;
  • Sistema de proteção Mips;
  • Ajuste diametral BOA;
  • Garantia incondicional Trek.

Pontos negativos

  • Peso.

Sobre o autor

Paula Benitez é colaboradora do website MTB Brasília
error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização