27 de abril de 2024
Bontrager TLR Flash Charger
Bontrager TLR Flash Charger - Foto: André Ramos / MTB Brasília

Review: Bomba de ar Bontrager TLR Flash Charger

Em sua 2ª geração, bomba da Bontrager adiciona melhorias em relação ao modelo original, como mostrador digital e controles independentes de Carga / Calibração

Bontrager TLR Flash Charger

Com o advento da tecnologia tubeless, o uso dos modelos de piso de bombas de pé vem sendo cada vez mais frequente. Mais do que apenas fornecer ar comprimido de maneira fácil e prática, as novas gerações deste acessório fornecem outras conveniências importantes, como calibragem precisa e a possibilidade de inflar rapidamente o pneu sem câmara durante sua montagem inicial, algo que até pouco tempo só era conseguido através de grandes e volumosos compressores elétricos de ar.

Entre as diversas opções de bombas de piso para sistemas tubeless disponíveis no mercado, destaca-se a TLR Flash Charger, da Bontrager, fabricante de componentes e acessórios para bicicletas que pertence à gigante norte-americana Trek Bikes.

Em sua segunda geração, a bomba de ar topo de linha da Bontrager incorpora várias melhorias em relação ao modelo original – objeto de um review do MTB Brasília em 2017 –, como seu novo mostrador digital e seus controles independentes de Carga / Calibração e liberação do ar de sua câmara secundária.

Apresentação – Solução engenhos para uso diário e ajustes de pneus tubeless em casa, a bomba de piso Bontrager TLR Flash Charger funciona como uma bomba de piso padrão quando ajustada na posição Inflate . Desta forma, o acessório possibilita inflar e calibrar com precisão desde pneus de alto volume e baixa pressão (mountain bike, por exemplo) a pneus de estrada, de baixo volume e alta pressão.

Graças ao seu manômetro digital é possível calibrar com precisão pneus com até 160 psi de pressão máxima. Alimentado por uma única bateria do tipo CR2032, o mostrador da bomba pode exibir a pressão em bar ou psi e desliga-se automaticamente após 45 segundos de inatividade, além de contar com um botão manual de liga / desliga.

Bontrager TLR Flash Charger

Comparado com o manômetro Topeak Shuttle Gauge, que utilizo como comparativo, o mostrador da TLR Flash Charger mostrou variações de, no máximo 2 psi.

Próximo ao mostrador, situa-se a válvula de liberação, para esvaziar o pneu que por ventura tenha ultrapassado a pressão recomendada.

Bontrager TLR Flash Charger
Foto: André Ramos / MTB Brasília

Maior e mais volumosa que uma bomba de piso típica, a TLR Flash Charger é construída em aço e alumínio, com seu barril principal no acabamento cromado e o de armazenagem na cor preto fosco. A base da bomba, em aço, é bastante robusta. Senti falta (mais uma vez!) de um acabamento emborrachado que evitasse arranhões no piso e na própria base do acessório.

Bontrager TLR Flash Charger
Foto: André Ramos / MTB Brasília

As manoplas da TLR Flash Charger receberam um upgrade em relação ao modelo anterior. Maiores e mais robustas, possuem uma boa ergonomia, além de contar com espaço – em ambas extremidades – para armazenar adaptadores de válvula, de bola, powerlinks, lixas etc.

A mangueira da bomba ficou 20cm maior em relação ao modelo anterior. Confortável no manuseio, não apresentou em nenhum momento dos testes dilatação no seu corpo que pudesse comprometer a precisão da calibragem.

BontragerFlashCharger_04

Sua extremidade abriga uma cabeça de engate inteligente, compatível com válvulas do tipo Schrader (bico grosso) e Presta (bico fino) que se acopla automaticamente sem a necessidade de desmontagem ou de adaptadores.

Armazenagem de ar comprimido – Ao mudar a posição de sua chave de Inflate para Charge, a TLR Flash Charger passa a bombear ar comprimido para seu barril de armazenagem, possibilitando ‘estocá-lo’ para uso posterior ou liberar seu conteúdo rapidamente para assentar pneus tubeless sem precisar de compressores de ar.

BontragerFlashCharger_04

A liberação do ar comprimido oriundo do segundo barril é realizado por uma segunda chave seletora, que conta com as opções Fill Tank (encher reservatório) e Release Pressure (Liberar pressão). Nesta última posição, a bomba da TLR Flash Charger encheu um pneu Bontrager XR4 de 29 x 2.4″ (montado em rodas Bontrager Kovee Comp e selante Stan’s NoTubes) em apenas 5 segundos.

Bontrager TLR Flash Charger

Em sua utilização apenas como armazenagem, a bomba da Bonstrager manteve seu reservatório com ar comprimido a uma pressão de 160 psi por mais de duas semanas, volume suficiente para inflar dois pneus MTB de 29 x 2.2 polegadas de forma praticamente instantânea.

Pontos positivos

  • Facilidade de uso;
  • Precisão na calibragem;
  • Cabeça de engate inteligente;
  • Permite inflar pneus tubeless de forma rápida e prática;
  • Compatível com todos os tipos de pneus, com e sem câmara de ar.

Pontos negativos

  • Pesada;
  • Cara;
  • Base sem acabamento emborrachado.

Conclusão – O que é bom sempre pode melhorar! Se comparado a já muito boa versão original, a nova bomba Bontrager TLR Flash Charger incorporou melhorias significativas como o display digital, a mangueira de maior tamanho e o chaveamento individual do barril de armazenagem.

BontragerFlashCharger_04

Trata-se, sem dúvida, de uma das melhores opções do mercado em seu segmento, seja para o ciclista que pedala frequentemente e não quer depender de oficinas da duvidosa ‘precisão’ dos calibradores de postos de gasolina, seja para o ciclista entusiasta que utiliza sistemas tubeless de última geração.

Bomba de ar Bontrager TLR Flash Charger

Facilidade de Uso
Eficiência e Precisão
Acabamento e Construção
Custo x Benefício

Muito Bom

Uma ótima maneira de inflar um pneu tubeless sem precisar de um compressor de ar

Preço e disponibilidade – A bomba Bontrager TLR Flash Charger pode ser adquirida nos revendedores autorizados da Trek Bicycles em todo o Brasil, ao preço de R$ 1.645,00.

Sobre o autor

André Ramos é editor do website MTB Brasília
error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização