17 de maio de 2024
Magura Vyron MDS-V3
Magura Vyron MDS-V3

Canote telescópico wireless Magura Vyron chega a sua 3ª geração

Terceira geração do primeiro canote retrátil de selim do mercado com acionamento sem fio estabelece novos paradigmas para um uso mais intuitivo, veloz e durável

O fabricante de componentes para bicicletas Magura anunciou esta semana detalhes sobre o lançamento da terceira geração de seu canote retrátil Vyron de acionamento wireless.

Lançado há cerca de seis anos atrás, o canote telescópico Vyron foi o primeiro de sua categoria a contar com acionamento através de uma controle remoto sem fio instalado no guidão da bike. Em sua versão MDS-V3, a marca alemã especialista em sistemas hidráulicos optou por renovar completamente o projeto original, priorizando uma operação mais intuitiva, uma resposta ao comando mais rápida e maior proteção contra intempéries, através de uma nova certificação IP67.

Magura Vyron MDS-V3

Operação intuitiva – Reprojetado a partir do zero, o canote Magura Vyron MDS-V3 conta com um novo controle remoto que pode ser ergonomicamente instalado sob o guidão, se forma similar ao de um trocador de marchas, tanto no lado esquerdo quanto no direito do cockpit. O controle é compatível com abraçadeiras comuns ou com os sistemas Magura Shiftmix e SRAM Matchmaker, estes últimos possibilitando uma instalação mais limpa através do uso de uma abraçadeira única para fixar os trocadores de marchas, freios e remoto do canote.

A comunicação entre o controle remoto e o canote é realizada via conexão Bluetooth em uma operação similar a de um canote retrátil convencional controlado via cabo. A grande diferença fica por conta da facilidade de instalação, onde basta parear os dois componentes, sem a necessidade de se rotear cabos ou fios pelo interior do quadro.

Magura Vyron MDS-V3

Confiabilidade – Lama, umidade e sujeira são os piores inimigos de qualquer componente da bikee uma bicicleta. Para proteger ao máximo os circuitos eletrônicos em seu interior, o Vyron MDS-V3 abre mão de soquetes e tomadas de recarga, optando pelo uso de baterias seladas de grande duração. Enquanto que  o canote é alimentado por uma bateria de lítio-íon CR2 com autonomia de até um anos de operação, o controle remoto utiliza uma simples bateria CR2032 com a mesma vida útil. Graças a esta solução, o Vyron MDS-V3 atinge índice de proteção no padrão IP67, o que significa que o canote da Magura conta com proteção total contra poeira e imersão até 1 metro de profundidades em água doce, por até 30 minutos.

Magura Vyron MDS-V3

Novo sistema hidráulico – Especialidade máxima da Magura, o sistema hidráulico do Vyron MDS-V3 foi projetado para oferecer respostas rápidas e confiáveis. Para isto, todo o sistema foi redesenhado para um perfeito fluxo de óleo entre suas câmaras.

Magura Vyron MDS-V3

Opções – O novo canote Magura MDS-V3 é comercializado em duas opções de diâmetro e 4 opções de curso (100, 125, 150 e 175mm). Sua base substituível permite a troca do curso entre 175 e 150mm; e de 125 até 100mm. Esta solução, além de reduzir o custo final, aumenta a versatilidade do componente, que poder ser facilmente montado nas mais diversas bikes do mercado.

Magura Vyron MDS-V3

Preço e disponibilidade – Lançado inicialmente apenas no mercado europeu, o novo canote Magura Vyron MDS-V3 será comercializado ao preço médio de 579.90 euros, com previsão de disponibilidade para dezembro deste ano na Europa e em meados de 2023 para o resto do mundo.

Especificações técnicas

Material: Liga de alumínio
Peso: 700g (canote) / 40g (controle remoto)
Comprimento: 396 / 421 / 446mm / 471mm
Faixa de ajuste: 100mm / 125mm / 150mm / 175mm
Inserção mínima: 120mm
Posicionamento: 0mm setback
Bateria: Substituível (tipo CR2 no canote, CR2032 no controle remoto)
Autonomia da bateria: 1 ano de uso
Controle remoto: Wireless
Montagem do controle: Compatível com abraçadeiras comuns, Magura Shiftmix e SRAM Matchmaker
Índice de proteção: IP67
error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização