23 de abril de 2024
UCI Gran Fondo World Series
Foto: Divulgação / UCI Gran Fondo World Series

Brasil recebe etapa inédita do UCI Gran Fondo World Series

Prova está oficialmente confirmada para o dia 5 de novembro de 2023, em Pomerode (SC)

O Brasil vai sediar uma etapa do UCI Gran Fondo World Series em 2023. A prova está oficialmente confirmada para o dia 5 de novembro, em Pomerode (SC). A oportunidade é imperdível para quem gosta de provas de estrada longas e desafiadoras.

A etapa brasileira recebeu o nome de Gran Fondo Pomerode Circuito Vale Europeu e é a única seletiva na América do Sul para o mundial de Gran Fondo de 2024.

A prova tem organização da Riders/Corre Brasil com realização pela AACESC (Associação de Apoio a Cultura e Esporte de Santa Catarina) e são esperados 2 mil ciclistas de vários países.

UCI Gran Fondo World Series
Foto: Divulgação / UCI Gran Fondo World Series

Serão dois percursos no Vale Europeu, o Gran Fondo com 140km e 1.500m de altimetria acumulada e o Medio Fondo, com 80km e menos de 1.000 metros de altimetria acumulada. As informações estão no site oficial da prova.

“Este Gran Fondo com a chancela da UCI coloca o Brasil no roteiro internacional da entidade máxima do ciclismo mundial. É o ciclismo de estrada puro. Resgatamos um antigo percurso da Copa Hans Fischer, que foi um ciclista natural de Pomerode, que disputou duas olimpíadas e é considerado um fenômeno nos anos 80”, explica o organizador Juliano Salvadori, da Riders, de Balneário Camboriú.

Vale lembrar que Salvadori é o organizador da maratona de mountain bike de três etapas Riders Stage Race, que está confirmada para o ano que vem nos dias 25, 26 e 27 de agosto, no Hotel Fazenda Caetés, em Balneário Camboriú.

Podem participar do Granfondo Pomerode Circuito Vale Europeu ciclistas amadores e profissionais (desde que não estejam na disputa por pontos olímpicos) de 19 a 79 anos, que serão divididos em faixas de idade de cinco em cinco anos. O percurso da prova é fechado ao trânsito de veículos.

Seletiva para o Mundial 2024 – O calendário de Gran Fondo da UCI faz parte do Cycling For All ou Ciclismo Para Todos da UCI e existe desde 2011, quando se chamava UCI World Cycling Tour.

Com o novo nome de UCI Gran Fondo World Series o circuito 2023 terá 28 seletivas em 19 países de cinco continentes. Além do Brasil, o circuito terá corridas na Grã Bretanha, França, Finlândia, Estônia, Itália, Portugal, Croácia, Eslovênia, Suíça, Áustria, Luxemburgo, Polônia, Chipre, Turquia, Dubai, Jordânia, Índia e Japão.

O Gran Fondo Pomerode Circuito Vale Europeu conta como seletiva para o mundial de Gran Fondo e os três primeiros ciclistas de cada faixa etária ganham uma medalha oferecida pela própria UCI e têm direito à disputa do título no campeonato mundial de ciclismo da temporada 2024.

“O mundial de Gran Fondo é disputado dois dias antes do mundial de estrada da elite do Pro Tour”, explica Salvadori. Os campeões mundiais da Gran Fondo e da Medio Fondo têm direito a usar a famosa Camisa Arco-Íris.

Pomerode – Considerada a cidade mais alemã do Brasil, Pomerode oferece muitas atrações turísticas, com destaque para a gastronomia regional e para a arquitetura alemã preservada. O percurso vai passar pela Rota Enxaimel, com rua de calçamento autêntico de pavés e imóveis no famoso estilo alemão.

“No dia da prova haverá a Festa Pomerana, uma festa cultural alemã nos moldes da Oktoberfest, com bandas tradicionais, danças e comidas típicas”, conta Salvadori.

A concentração de largada/chegada será no Pavilhão de Exposições de Pomerode. No local, haverá uma feira com expositores do setor durante o final de semana do Gran Fondo Pomerode Circuito Vale Europeu.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização