15 de julho de 2024
Henrique Avancini
Henrique Avancini - Foto: Bartek Wolinski / Red Bull Content Pool

Henrique Avancini confirma presença no Red Bull Gravel X

Maior nome do Mountain Bike nacional encara desafio de resistência e intensidade em prova de gravel inédita no Brasil

Campeão da ultramaratona Brasil Ride 2022 e destaque nas últimas edições da Cape Epic, Henrique Avancini está pronto para encarar mais um desafio que vai exigir o máximo do seu potencial. Ao lado de atletas profissionais, amadores e grandes nomes do Gravel, Estrada e MTB, o ídolo do ciclismo brasileiro está confirmado na disputa do Red Bull Gravel X, primeiro evento de travessia da modalidade no País. Entre os dias 2 e 4 de dezembro, o ciclista olímpico vai percorrer quase 300 km do Vale Europeu de Santa Catarina, que envolve Timbó, Doutor Pedrinho, Altos Cedros e outras cidades, em busca do título inédito do torneio.

“O Red Bull Gravel X está gerando bastante expectativa, principalmente por ser uma corrida de uma modalidade relativamente nova, combinando características de provas bem longas e com uma quantidade de subidas enormes. Estou bastante ansioso para poder competir, curtir o pedal e ter essa vivência de resistência e intensidade. Além disso, ter uma nova experiência sobre uma bicicleta, que é o que a gente está sempre buscando”, afirma o atleta.

Henrique Avancini
Foto: Bartek Wolinski / Red Bull Content Pool

A competição não será fácil. Os participantes deverão percorrer quase 300km em pouquíssimos dias, cujo percurso geralmente é realizado em até sete dias no roteiro do cicloturismo. Tendo como ponto de partida a cidade de Timbó, os atletas farão duas etapas, a primeira de 156 km, mais de 2.300 metros de altimetria acumulada, 75% em estradas de terra e com linha de chegada na cidade de Doutor Pedrinho. Ao término desta etapa, os atletas deixarão suas bicicletas preparadas para a segunda etapa e retornam em transfer da organização para Timbó. Na segunda disputa, eles fazem o processo inverso: vão encarar 132 km saindo de Doutor Pedrinho, com mais de 2.400 metros de altimetria acumulada e estradas de terra em direção de volta a Timbó.

“Acredito que o evento será desafiador para quem participar, pela questão da quilometragem, pelas características do percurso, mas a gente sabe que a Red Bull sempre entrega experiências muito marcantes e acredito que o evento, acima de qualquer coisa, irá trazer isso, uma vivência em cima da bike muito marcante”, completa Henrique.

Além de Avancini, atletas como Flávia Oliveira, Ana Polegatch, Bia Neres e Tiago Ferreira, assim como mais de 100 amadores, estão confirmados na competição. As inscrições podem ser feitas pelo site oficial do evento.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização