21 de julho de 2024
Henrique Avancini
Henrique Avancini - Foto: Bartek Wolinski / Red Bull Content Pool

Grandes nomes do ciclismo brasileiro confirmam presença no Red Bull Gravel X

Com inscrições abertas, primeiro evento de travessia gravel do Brasil será realizado entre 2 e 4 de dezembro, na região do Vale Europeu, em Santa Catarina

Primeiro evento de travessia gravel do Brasil, o Red Bull Gravel X irá reunir grandes nomes do ciclismo brasileiro entre os dias 2 e 4 de dezembro, na região do Vale Europeu, em Santa Catarina. Limitado a 200 ciclistas, a prova está com suas inscrições abertas, que podem ser feitas a partir do site oficial do evento.

A prova contará com a presença de Henrique Avancini, campeão mundial de Maratona Mountain Bike (2018) e Flávia Oliveira, campeã de montanha do Giro Rosa (2015), o Giro d’Itália feminino. Também estão confirmadas Ana Polegatch (atual campeã brasileira de contrarrelógio) e a triatleta Bia Neres, que disputou o último Mundial de Ironman, em Kona. O start list do Red Bull Gravel X terá ainda o português Tiago Ferreira, campeão mundial de Maratona Mountain Bike (2016).

Henrique Avancini
Henrique Avancini – Foto: Bartek Wolinski / Red Bull Content Pool

Quase 300 km em apenas dois dias – Em seu formato original, os eventos gravel são de longa duração, com percursos de ponto a ponto, mesclando estradas pavimentadas, de terra e cascalho. No Red Bull Gravel X não será diferente. Os atletas percorrerão todo o Circuito do Vale Europeu, normalmente feito em até sete dias no roteiro de cicloturismo, em duas etapas, uma etapa por dia, em 3 e 4 de dezembro.

A base do evento será em Timbó. Na cidade que marca o início oficial do roteiro de cicloturismo no Vale Europeu Catarinense, os atletas largam para a primeira das duas etapas. O percurso tem 156 km, mais de 2.300 metros de altimetria acumulada e 75% em estradas de terra. A chegada será na cidade de Doutor Pedrinho. Ao término da primeira etapa, os atletas deixarão suas bicicletas preparadas para a segunda etapa e retornam em transfer da organização para Timbó.

Os transfers serão realizados por estrada de asfalto, não utilizada pela prova, têm duração de 35 minutos e estão inclusos na inscrição do evento. Na manhã de domingo (4/12), os atletas serão levados para Doutor Pedrinho, que sedia a largada da segunda etapa. Os ciclistas irão encarar 132 km, mais de 2.400 metros de altimetria acumulada e estradas de terra, em terreno ondulado, A chegada da segunda etapa será em Timbó.

O evento tem premiação em dinheiro para os três primeiros colocados no geral, Masculino e no Feminino, com troféus conforme categorias de faixa etária.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização