24 de julho de 2024
Merida One-Sixty

Merida One-Sixty 2023, a MTB Enduro mais versátil do mercado

Com até 170mm de curso e geometria configurável, nova bicicleta da Merida usa e abusa de recursos exclusivos para combinar pilotagem eficiente com o máximo em diversão

Um dos maiores fabricantes de bicicleta do planeta, a Merida anunciou a renovação de sua linha mountain bike One-Sixty.

Voltada para o segmento do Enduro, a One-Sixty chega ao mercado como o modelo mais personalizável jamais produzido pela marca taiwanesa, além de incorporar diversos recursos tecnológicos de última geração, capazes de torná-la o próximo objeto de desejo dos amantes do MTB radical e das trilhas mais técnicas.

A chave para a versatilidade da Merida One-Sixty é a cinemática de seu sistema de suspensão Flexstay Adjustable Size Tuned (FAST), que possibilita o uso tanto de um conjunto de rodas aro 29″ (com 162 mm de curso traseiro), ou na configuração mista tipo ‘mullet’, com roda dianteira de 29 polegadas e traseira aro 27.5″ ( com 171mm de curso). Para alterar o setup de rodas, basta inverter um par de espaçadores do tipo flip-chip(foto).

Merida One-Sixty

Independente da configuração de rodas, a cinemática FAST ajusta-se ao tamanho do quadro da bike, de forma proporcionar aos ciclistas leves e/ou de baixa estatura utilizar todo o curso útil da suspensão, ao mesmo tempo em que oferece aos mais pesados o apoio necessário.

Outra característica do sistema FAST é que o mesmo leva em consideração as taxas de progressividade dos amortecedores de acordo com o tamanho do quadro e montagem de rodas, de forma aumentar o rendimento durante as pedaladas sem sacrificar a performance nas descidas.

Merida One-Sixty

Compatibilidade e facilidade de manutenção – Além do primoroso acabamento e da bela estética, o quadro da Merida One-Sixty foi desenvolvido para ser o mais compatível possível com os principais componentes aftermarket do mercado, de forma facilitar ao máximo sua manutenção e eventual troca de peças. Além da enorme porta de acesso em sua parte inferior, que facilita o acesso e instalação de cabos e conduítes, a bike utiliza caixa de direção rosqueada, gancheira universal UDH e eixo traseiro Boost. Rolamentos sobredimensionados garantem uma maior vida útil e confiabilidade.

Merida One-Sixty

Armazenagem de sobra – A mesma porta de acesso aos cabos serve também como mesmo compartimento de armazenagem para uma bolsa de ferramentas do tipo roll bag, com espaço para guardar bomba de ar, ferramentas, links de corrente e gancheira sobressalente, entre outras coisas.

Merida One-Sixty

Caso seja de preferência guardar suas ferramentas em um local mais acessível, o selim da One-Sixty permite o encaixe direto da ferramenta Merida V-Mount Multitool (inclusa na bike) em sua parte traseira inferior.

Merida One-Sixty

Já a câmara de ar reserva e seu cartucho de CO² podem ficar sempre a mão no compartimento Tube Base Plate, localizado próximo à junção entre os tubos superior e inferior do quadro.

Merida One-Sixty

Caso o ciclista seja do tipo minimalista, que não gosta de carregar peso extra, a Merida One-Sixty conta ainda com uma alavanca de remoção do eixo da roda, que também funciona como chaves allen 4 e 6mm.

Merida One-Sixty

Suporte de garrafas magnético – A Merida é mais uma empresa de bicicletas a adotar a tecnologia Fidlock em substituição aos tradicionais suportes de garrafa. Composto por imãs de alto poder de atração magnética, o sistema desenvolvido na Alemanha possibilita o engate direto da garrafa no quadro, bastando uma leve torção na garrafa para liberá-la.

Merida One-Sixty

Caso o ciclista prefira o sistema convencional, a One-Sixty conta também com parafusos para a fixação de suportes de garrafas.

Entre outros detalhes presentes nesta incrível bike de Enduro destacam-se também um guia de corrente ISCG05 e paralamas traseiro integrado.

Merida One-Sixty

Também faz parte do pacote o novo canote telescópico de selim Team TR, que oferece 230mm de curso infinitamente ajustável.

Modelos, preços e disponibilidade – A nova Merida One-Sixty chega ao mercado mundial em três versões com quadro em fibra de carbono e duas em liga de alumínio, com preços que variam entre o modelo de entrada (Merida One-Sixty 500) por 3.546 dólares a 13.792 dólares no modelo topo de linha Merida One-Sixty 10K.

Merida One-Sixty 10K

Merida One-Sixty 10K
Merida One-Sixty 10K

Especificações técnicas

Quadro
Quadro Fibra de carbono CF4 III
Garfo RockShox Zeb com controle eletrônico Flight Atendent, 170mm de curso, espiga tapered
Amortecedor traseiro RockShox Super DeLuxe com controle eletrônico Flight Atendent
Rodas
Rodas Reynolds Black Label Enduro em carbono
Pneus Maxxis Assegai 29 x 2.5″ Tubeless (dianteiro) Maxxis DHR II 29 x 2.4″ Tubeless
Transmissão
Pedais N/D
Pedivela SRAM X01 Flight Atendent, 170mm
Coroa 32 dentes
Corrente Sram X01 Eagle 12 velocidades
Cassete SRAM XG-1295 Eagle, 10-52 dentes, 12 velocidades
Câmbio traseiro SRAM X01 Eagle AXS (eletrônico), 12 velocidades
Trocador de marcha SRAM AXS Rocker Paddle 12 velocidades
Cockpit
Guidão Merida Team TR, aluminium, 780mm
Manoplas Merida Expert EC
Mesa Merida Expert eTR II 40mm
Selim Merida Expert SL com V-mount e ferramenta Merida MiniTool
Canote de selim Merida Team TR, 34.9mm e curso infinito entre 30 a 230mm
Freios Shimano XTR 4 pistões
error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização