16 de julho de 2024
Henrique Avancini
Henrique Avancini - Foto: Bartek Wolinski / Red Bull Content Pool

Avancini revela pressão na disputa da Copa do Mundo de MTB no Brasil

Penúltimo episódio da série Efeito Avancini explora energia do público durante etapa do evento em Petrópolis (RJ)

Campeão mundial, dono dos principais recordes e títulos internacionais do Brasil no mountain bike e um dos maiores responsáveis por trazer, após quase duas décadas, uma etapa da Copa do Mundo ao país justamente ao ‘quintal da sua casa’. Com um ‘Maracanã’ na montanha de Petrópolis (RJ), Henrique Avancini vivenciou um dos momentos mais emblemáticos e desafiadores da sua carreira: encarar a pressão de competir em sua cidade natal. E essas sensações e sentimentos embalam o quarto episódio da série ‘Efeito Avancini’, que estreia nesta quarta-feira (28), na plataforma de streaming Red Bull TV.

Henrique Avancini
Foto: Bartek Wolinski / Red Bull Content Pool

“Na minha vida, eu nunca senti pressão como naquele momento. Eu sempre me coloquei na posição de que a minha pressão interna era maior do que qualquer pressão externa. Talvez essa seja a primeira vez em que as pessoas esperam até mais do que eu. Foi muito difícil eu conseguir perceber as coisas que estavam acontecendo à minha volta, perceber qual era o meu humor no dia, qual era o meu estado físico, qual era o meu grau de concentração. Era tanta informação, tanta vibração acontecendo, um negócio tão único, que eu nunca tive nenhum parâmetro disso”, afirma o ciclista da Cannondale Factory Racing Team.

Ao longo do episódio, Avancini percebeu o efeito que gerou no País por meio da sua dedicação ao esporte e das barreiras que superou. O conteúdo ainda aborda a relação dele com sua família e seu preparativo para o XCO, destacando a importância de conseguir conciliar a pressão do público com a necessidade de manter seu alto rendimento e ser um anfitrião da prova em todas as pontas.

Henrique Avancini
Foto: Bartek Wolinski / Red Bull Content Pool

“Eu recebo muito carinho sempre nas provas aqui no Brasil, mas dessa vez as pessoas estão me aplaudindo pela minha história e pelo meu esforço”, diz o ciclista. “Foi um misto de emoções muito novas para mim. Acho que, dificilmente, eu repita a mesma situação de ter construído uma carreira, de trabalhar tantos anos por um momento e esse momento estar se realizando enquanto eu ainda sou um atleta ativo”, completa.

Coproduzida pelo Canal OFF, a série está disponível na Red Bull TV. Por lá, o público pode acompanhar os três primeiros episódios. O quinto e último será lançado na próxima semana.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização