21 de julho de 2024
Dinâmica Pyatã

Pyatã, a primeira MTB da brasileira Dinâmica Bicicletas

Construída em processo semi-artesanal a partir de tubos de liga de aço manganês, MTB da marca brasileira Dinâmica Bicicletas alia resistência, durabilidade e conforto

Uma bicicleta totalmente feita sob medida para seu proprietário, que alia conforto, funcionalidade e performance. Esta é a Pyatã, a primeira mountain bike da marca brasileira Dinâmica Bicicletas, apresentada ao público durante o Shimano Fest neste último fim de semana.

Dinâmica Pyatã

Idealizada, projetada e construída pelo jovem engenheiro Vinicius Villas Boas de Alencar, a Pyatã (força, valentia e coragem, na língua Tupi) é uma MTB cujo principal diferencial do mercado é sua construção com tubos em aço manganês, resultando em uma bicicleta com uma excelente relação peso x desempenho, além do conforto proporcionado por esta liga metálica.

Dinâmica Pyatã

Em um mercado onde a fibra de carbono, o alumínio e o titânio são as escolhas preferenciais na construção de bicicletas de alto rendimento, pode parecer estranho a utilização do aço como matéria-prima na produção de quadros. Entretanto, este metal possui uma série de vantagens sobre os demais materiais, como alta resistência ao impacto e à abrasão, durabilidade e rigidez, além do conforto.

Dinâmica Pyatã

Bicicleta única – Assim como em todos os demais modelos de bike do catálogo da Dinâmica, cada Pyatã é um exemplar único, produzido sob medida para seu proprietário, com base nas medições corporais do ciclista (bike fit) que são enviadas para o fabricante da bicicleta antes de sua construção.

O resultado é uma bike exclusiva e pensada para facilitar a vida do ciclista de aventuras, que alia uma geometria moderna com a robustez necessária para enfrentar desafios de longa distância, com especial ênfase nos adeptos de bikepacking e cicloviagens, desde as rotas externas dos cabos até o espaço para os pés quando se utilizam alforges.

Dinâmica Pyatã

Além de furação para bagageiros e alforges, a Pyatã conta com diversas possibilidades de instalação de suportes para garrafas em seus tubos superior e inferior, sem perder a robustez necessária para enfrentar desafios de longa distância.

Dinâmica Pyatã

Em seu projeto de configuração e personalização, a nova Pyatã conta com nada menos do que 18 opções de cores, acabamentos fosco, brilhante ou galaxy, aplicadas por processo eletrostático inclusive no interior da tubulação, como proteção extra contra oxidação.

Dinâmica Pyatã

Assim como nos demais modelos do catálogo da Dinâmica, o quadro da Pyatã possui garantia vitalícia contra defeitos de fabricação.

Especificações técnicas

Quadro
Quadro: Sob medida em aço manganês isento de materiais pesados, eixo passante thru-axle 148mm (Boost), caixa de direção cônica (tapered) EC44 e gancheira UDH
Garfo: Proshock Viber (automática) ou Onix (com trava remota no guidão), com 100mm de curso e eixo thru-axle 15 x 100mm
Gancheira: UDH
Transmissão
Trocador: Shimano Deore M6100 12 velocidades
Pedivela: Shimano Deore M6100 170 ou 175mm
Corrente: Shimano Deore M6100 12 velocidades com Quick Link
Cassete: Shimano Deore M6100 Microspline 10-51 dentes
Câmbio traseiro: Shimano Deore M6100 12 velocidades
Movimento central: Shimano BSA BB52
Cabos de marcha: Shimano
Conduítes: Shimano SP41
Rodas
Aros: Vzan Strike Pro Tubeless, 26mm
Raios: Inox preto
Cubo dianteiro: Koozer 15 x 100mm 2 rolamentos, eixo thru-axle 15 x 100mm
Cubo traseiro: Koozer 4 rolamentos, freehub Microspline eixo thru-axle 12 x 148mm (Boost)
Válvula de ar: Arstop em alumínio CNC anodizada 
Fita de aro: Em alumínio
Selante: Effeto Mariposa Végélatex (biodegradável)
Pneus: Continental CrossKing / RaceKing
Cockpit
Caixa de direção: Semi-integrada, EC44 Tapered
Guidão: Zoom AL 300 reto 780mm
Mesa: Zoom (tamanho de acordo com o projeto)
Canote de selim: Zoom SP 209, 31,6mm
Abraçadeira: Dinâmica, em alumínio M6 anodizado
Selim: SRD em couro
Manoplas: Em borracha, com trava
Freios
Mangueiras: Shimano BH90 (hidráulico)
Freios: Deore M6100
Extras
Peso*: 13,0kg (sem pedais)

*Varia conforme o tamanho

Preço e disponibilidade – Recém lançada no mercado, a nova bicicleta Dinâmica Pyatã será comercializada por R$ 14.990,00 (a vista, por 14.240,00), em até 9x de R$ 1.665,55.

Preocupação com o meio ambiente

Primeira empresa brasileira de bicicletas a se comprometer insistentemente no design de produtos limpos até o nível molecular, cada produto da Dinâmica é projetado para durar a vida inteira e ser reciclado de forma infinita, através processos limpos e seguros.

Para isto, são utilizadas matérias-primas atóxicas e biodegradáveis, de fácil reparabilidade e altíssima durabilidade, que sejam amigáveis aos ciclos biológico e técnico, que não contaminam o solo, o ar, a água ou prejudiquem qualquer espécie viva ou riqueza mineral.

Entre as metas da empresa para os próximos anos estão:

  • Criar bicicletas limpas usando apenas materiais seguros, atendendo todos os requisitos de conforto, performance e estética – Status: em execução e melhoria contínua;
  • Operar toda a fábrica com energia solar fotovoltaica, gerando excedente para limpeza ambiental (sistema fotovoltaico on-grid) – Meta: 2025;
  • Produzir e reciclar 100% de toda a água, operando desconectada da rede municipal de água e esgoto (produção de água por captura de umidade, coleta de água de chuva, tratamentos com biodigestor, jardim filtrante, destilação solar) – Meta: 2030;
  • Aceitar de volta os materiais produzidos para correta destinação e superciclagem – Status: em execução e melhoria continua;
  • Não produzir embalagens inseguras e não transmitir materiais inseguros recebidos. – Status: implementado;
  • Usar o excedente de energia para pirólise de materiais inseguros, geração de energia limpa e captura de carbono. – Meta: 2030.
error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização