19 de junho de 2024
Copa Norte e Nordeste de Ciclismo
Copa Norte e Nordeste de Ciclismo - Foto: Wesley Kestrel / CBC

Prova de resistência exige o máximo dos competidores na Copa Norte e Nordeste de Ciclismo

Disputas seguem com força total na tradicional prova de ciclismo, que este ano comemora a sua 44ª edição

As disputas seguem com força total na tradicional Copa Norte e Nordeste de Ciclismo, que este ano comemora a sua 44ª edição. Os atletas competiram a prova de resistência neste sábado, tendo que percorrer mais de 80km, dependendo da categoria.

Copa Norte e Nordeste de Ciclismo
Copa Norte e Nordeste de Ciclismo – Foto: Wesley Kestrel / CBC

A classificação geral segue sendo liderada pela seleção baiana com 325 pontos, que agora ampliou sua vantagem sobre a seleção paraense, segunda colocada com 287 pontos. O terceiro lugar está com a seleção piauiense registrando 236 pontos.

Na prova de resistência, as mulheres da categoria Elite fizeram bonito. A seleção piauiense conquistou uma dobradinha com as atletas Maria do Socorro e Karine Frota, primeira e segunda, respectivamente. Brenda Vitoria, do Amapá, conquistou a medalha de bronze.

Entre a nova geração, a seleção paraense foi um dos grandes destaques com uma vitória incrível na categoria Júnior masculino. Vinicius Silva conquistou a medalha de ouro após cruzar a linha de chegada junto com seu companheiro de equipe, Felipe Loureiro, segundo colocado. Wilson Gabriel, do Maranhão completou o pódio em terceiro lugar.

Copa Norte e Nordeste de Ciclismo
Copa Norte e Nordeste de Ciclismo – Foto: Wesley Kestrel / CBC

A Copa – Considerada a maior competição das regiões Norte e Nordeste, o torneio é realizado visando o desenvolvimento esportivo e a descentralização do ciclismo de estrada nacional através de todos os estados envolvidos.

As provas são realizadas envolvendo atletas desde as categorias de base, que contempla as categorias Infanto-juvenil, Juvenil e Junior, de 12 a 18 anos, até os mais experientes das categorias Master.

Nestes 44 anos de existência, sua maior herança foram os legados deixados nas cidades sedes por onde passa. Grandes nomes do ciclismo brasileiro surgiram através da Copa Norte e Nordeste e, hoje, a competição é uma das principais referências da modalidade nas duas regiões.

A Copa Norte e Nordeste de Ciclismo de Estrada 2022 é uma organização e realização da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e Federação Pernambucana de Ciclismo (FPC), com apoio da Prefeitura de São Lourenço da Mata, através da Secretaria de Esporte e Cultura.

Programação

  • 21/8 – Domingo
  • 7h – Prova de Circuito
  • 13h – Cerimônia de Premiação

Conheça os últimos campeões por estado

  • 2021 – Pará
  • 2020 – Não teve (Pandemia)
  • 2019 – Tocantins
  • 2018 – Tocantins
  • 2017 – Pará
  • 2016 – Pará
  • 2015 – Bahia
  • 2014 – Pará

Fonte: Confederação Brasileira de Ciclismo

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização