13 de julho de 2024
Shimano Fest
Foto: Cesar Delong / Shimano Fest

Shimano Fest homenageia personalidades da bike

Presidente da Shimano Latin America, Fabio Takayanagi, veio do Japão especialmente para prestigiar o evento, que abre as portas para o público neste sábado (20) e domingo (21)

No Dia Nacional do Ciclista, o Shimano Fest 2022 celebrou a cultura da bike em diferentes níveis. Nesta sexta-feira (19), no Memorial da América Latina, em São Paulo, entre homenagens a figuras emblemáticas da modalidade e ações de fomento à cultura do pedal, o presidente da Shimano Latin America, Fabio Takayanagi – que veio do Japão especialmente para prestigiar o evento -, confirmou a realização da 13° edição, em 2023.

Fabio Takayanagi e Rogério Tancredi
Fabio Takayanagi e Rogério Tancredi – Foto: Eduardo Rodrigues / Divulgação

“O Shimano Fest foi criado em 2010 e, nesse formato, só é realizado no Brasil. Trata-se de uma ação muito importante para a empresa e é muito bom comprovar o crescimento significativo desse evento”, afirmou Takayanagi. Rogério Tancredi, gerente comercial e marketing da Shimano Latin America, ratificou essa afirmação com números. “Batemos o recorde de lojistas, com mais de 7.200 profissionais cadastrados, e jornalistas, com 200 credenciados. Ainda esperamos bater mais números, como números de visitantes nesse final de semana e volume de negócios”, completou.

A organização espera receber mais de 50 mil pessoas, o que representa um aumento de 20% em relação ao último evento presencial, realizado em 2019. São 3.700m² de área destinados a transformar São Paulo na Capital Nacional da Bicicleta, 60% maior do que na última edição presencial.

Tancredi e Takayanagi participaram da homenagem a três personagens que fazem parte da história do ciclismo: Renata Falzoni – jornalista, fotógrafa e cicloativista, pioneira na valorização do uso da bicicleta no País; José Wellington, o Baiano, de 78 anos, mecânico de bike desde 1985, que esteve presente em todas as edições do Shimano Fest; e Márcio Ravelli, 13 vezes campeão brasileiro de MTB, dono de duas medalhas em Pan-Americanos e uma no mundial máster.

Shimano Fest
Movimento de lojistas na Expo – Foto: Cesar Delong / Shimano Fest

Atrações neste final de semana – O Shimano Fest prossegue neste sábado (20) e domingo (21), com entrada grátis no Memorial da América Latina, a partir das 10h, com atrações para toda a família, como o Test-Ride by Porto, que permite aos visitantes experimentar alguns dos principais produtos e lançamentos do mercado, e a Arena Kids by SRAM, com muitas brincadeiras e atividades para meninos, meninas e seus pais.

A Expo, com mais de 220 marcas nacionais e internacionais recebeu os profissionais do setor na quinta-feira (18) e sexta. A partir desta sábado, o público poderá conhecer e comprar equipamentos, roupas, capacetes e diferentes acessórios, com preços promocionais. Próximo aos estandes, a pista de MTB Short Track recebe ciclistas amadores no sábado e, no domingo, assim como alguns dos principais bikers do Brasil, como o atleta olímpico Luiz Cocuzzi, o campeão brasileiro Guilherme Muller e Lucas Borba, atual campeão nacional de downhill.

O auditório Protect our Playground e o Palco Diversidade seguem com intensa programação de palestras, com diferentes profissionais e entidades, como a consultora ambiental Mariana Mennato, fundadora do Projeto Seu Lixo Meu, UCB (União de Ciclistas do Brasil), Aliança Bike, Médicos sem Fronteiras, entre outras.

Passeio Ciclístico – Neste domingo (21), o 3º Passeio Ciclístico Shimano Fest – Santuu será no parque do Ibirapuera, zona sul de São Paulo, às 8h, onde será dada a largada do evento, que seguirá por 10km até o Memorial da América Latina. O evento é grátis e aberto para todas as idades, com sorteio de sete bicicletas, entre outros brindes. Para garantir presença, é preciso fazer a inscrição antecipada.

Ação solidária – A Anderson Cycle Roots fez a doação de sua Caloicross Extralight Edição Limitada para a AASF (Associação Assistência Sem Fronteiras), que cuida das pessoas em situação de rua da Zona Sul de São Paulo. A entidade, por sua vez, está leiloando essa bicicleta histórica durante o Shimano Fest. Os lances serão aceitos até às 16h do domingo. A bike está em exposição no estande da Anderson Cycle Roots no evento. É possível acompanhar o leilão pelo grupo de WhatsApp criado especialmente para esta ação (11) 91038-6801.

Serviço

Shimano Fest 2022 – Memorial da América Latina

  • Dias 20 e 21 – Entrada gratuita e aberta ao público.
  • Horários: Dia 20: 10h às 20h / Dia 21: 10h às 17h
error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização