16 de junho de 2024
CIMTB
Rubinho Valeriano em ação no Parque da Cachoeira - Foto: Divulgação / CIMTB

Inscrições abertas para a última etapa da Copa Internacional de MTB

Quarta e última etapa de 2022 será realizada entre os dias 23 e 25 de setembro em Congonhas (MG), onde serão conhecidos os campeões da atual temporada

Estão abertas as inscrições para a quarta e última etapa de 2022 da Copa Internacional de Mountain Bike (CIMTB). Entre os dias 23 e 25 de setembro, os melhores ciclistas do país estarão competindo em Congonhas (MG), nas modalidades Maratona, Short Track e Cross-Country Olímpico. A disputa terá como sede o Parque Ecológico da Cachoeira, cercado por uma natureza exuberante e banhado pela cachoeira de Santo Antônio. O balneário oferece uma estrutura completa para a prática esportiva e o lazer em geral.

As inscrições para a etapa de Congonhas da CIMTB podem ser feitas diretamente no site do Sprinta. Para acessar todas as informações relativas ao evento, basta entrar no site oficial da prova – www.cimtb.com.br – e clicar em Informações, acessando as abas Regulamentos e Programação, ambas que contém todas as informações do evento marcado para o final do mês de setembro na “Cidade dos Profetas”.

CIMTB
Foto: Divulgação / CIMTB

Na etapa da CIMTB em Congonhas, haverá a realização do XCC (Short Track), Classe 3 na UCI (União Ciclística Internacional) e do XCO (Cross-Country Olímpico), Classe 2 na UCI. Além destas duas modalidades, haverá também as provas da Copa Sense CIMTB de Maratona, no formato XCM (Cross-Country Maratona).

Cross-Country Olímpico – Como sempre, no XCO, realizado durante o domingo (25) com quatro baterias, apenas atletas filiados participam da competição. A cobertura é feita ao vivo pelo Instagram oficial do evento. Quem não for filiado e quiser ter o prazer de competir no XCO, pode fazê-lo se inscrevendo na categoria Ultra, que soma os tempos do Cross-Country Olímpico com a Maratona.

Na primeira bateria, às 8h, largam as categorias masculinas Sub-17, Ultra, Sub-15, Sub-55, Sub-60, Sub-65, Over-65. Na segunda, às 10h, é a vez das Sub-30, Sub-35, Sub-40, Sub-45 e Sub-50, também masculinas. A terceira bateria, ao meio-dia, recebe as mulheres da Super Elite, Junior, Sub-40, Sub-50, Over-50, Sub-17 e Sub-15. Por fim, às 14h, é a vez dos ciclistas da Super Elite e Junior.

Short Track – O Short Track tem início na sexta-feira (23) e continuidade no sábado (24), com as Super Elites Feminina e Masculina. A etapa de Congonhas traz uma excelente novidade. Além das três largadas tradicionais, Sub-40/45/50/55/60/65, Sub-30/35 e Sub-17/Junior, haverá também uma largada feminina, com todas as idades a partir da Sub-17, exceção feita as integrantes da Super Elite. “Mais uma vez quem manda são os e as atletas. As meninas pediram para ter uma largada delas no dia de exibição do Short Track e o pedido foi prontamente atendido”, comenta Rogério Bernardes, organizador do evento.

Maratona – Na Copa Sense CIMTB de Maratona, as opções de categorias são para todos os gostos. Além de três opções para correr em duplas – Pro, Masculino e Misto/Feminino – há também Cadete, Expert, Master, Veterano, Open Feminino, Segurança Pública, para profissionais na ativa (Forças Armadas, Polícia Militar, Polícia Civil, Bombeiros Militares, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Agente Penitenciário e Guarda Municipal etc), Peso Pesado, as categorias PcD/PNE e Hand-bike para pessoas com deficiência, e a Ultra, para os atletas que querem correr o XCO e XCM somando os tempos das provas. Para fechar o “cardápio” de opções, as categorias com bikes especiais como elétrica e gravel.

Categorias para incentivar a prática esportiva – Categoria mais festiva do evento, a Mirim acontece na manhã de domingo, às 11h30, e faz a alegria do público visitante, quando os pequenos atletas competem em uma pista montada especificamente para a criançada. Para quem quer apenas curtir o evento com os melhores atletas do Brasil e do Mundo, mas não quer competir, há opção da categoria Turismo na Maratona, que funciona como um passeio pelo percurso da maratona com uma volta de, aproximadamente, 15 km, com com estradas e trilhas para atender todos ciclistas de forma segura.

Os líderes da CIMTB – Confira a lista de líderes da CIMTB Michelin após as etapas de Petrópolis, Araxá e Taubaté: José Gabriel Marques e Raiza Goulão (Super Elite XCO); José Gabriel Marques e Isabella Lacerda (Super Elite XCC); Leonardo Bernardes e Angelina Santos (Sub-15); Henrique Bravo e Nina Carvalho (Sub-17); Vinicius Henrique Rodrigues e Ana Laura de Moraes (Júnior); Gustavo Xavier e Sabrina Oliveira (Sub-23); Gustavo Vilela (Sub-30); Marcelo Leon (Sub-35); Luiz Eduardo Ferreira e Quesia Mendes (Sub-40); Edivando de Souza Cruz (Sub-45); Leandro Rambo e Roberta Stopa (Sub-50); Ana Claudia Figueira (Over-50); Gustavo Jorge (Sub-55); Carlos Henrique Barbosa (Sub-60); Rogério de Castro (Sub-65); Luis Carlos Silva (Over-65); Rubinho Valeriano (E-Bike Pro); Juarez Machado (E-Bike Master); e Stefanye Lindolfo (E-Bike Feminino).

Os líderes da Copa Sense CIMTB -Confira a lista de líderes da Copa Sense CIMTB que já disputaram três etapas: Nicolas Everson (Expert); Edivaldo de Paula (Cadete); Isaac Franklin (Máster); Roberto Júnior (Veterano); Eliane Pacheco (Open Feminino); Flavio Henrique de Andrade (Segurança Pública); Fabio Yukio (Peso Pesado); José Antônio de Araújo (PCD).

Confira a lista de líderes das categorias da Copa Sense CIMTB que foram disputadas duas etapas – Sérgio Furtado (Ultra); Josenildo Dantas e Valéria Negrini (Gravel); Augusto Garcia e Flávio Alexandre Ribeiro (Dupla Pró); Lucas Gontijo e Marcos Sousa (Dupla Masculina); Rodrigo Vieira e Janaine Gonçalves (Dupla Mista/Feminina); e Alysson Queiroz (Hand-bike).

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização