16 de junho de 2024
Gelu Dracon

Gelu Dracon, uma MTB de 7kg com quadro e componentes ‘Made in Portugal’

Unindo artesanato à tecnologia, mountain bike utiliza quadro, rodas e componentes em carbono feitos no país, além de suspensão Fox customizada com kit OVR da ND Tuned

Com mais de 2,6 milhões de bicicletas fabricadas em 2020, Portugal tem se firmado nos últimos anos como o maior produtor de bicicletas da Europa. Para comemorar o feito e valorizar a qualidade dos produtos ciclísticos portugueses que a Gelu Carbon Creationsmarca especialista na produção de componentes de carbono de alta performance para o mercado europeu —, acaba de apresentar a Gelu Dracon, uma nova mountain bike hardtail quase que inteiramente ‘Made in Portugal’, com o peso total de pouco mais de 7kg.

Gelu Dracon

No desafio de se criar uma bicicleta MTB de alta performance utilizando o máximo de componentes nacionais, a Gelu aproveitou sua expertise no desenvolvimento de componentes em carbono para criar seu próprio quadro, posteriormente equipado com componentes e rodas da própria marca que, combinados com peças de outros fabricantes portugueses resultou em uma mountain bike com amortecimento frontal e apenas 7.285kg.

Gelu Dracon

Além do quadro, rodas e cockpit (canote, selim, mesa e guidão) foram produzidos pela Gelu. Como garfo de suspensão, a marca optou pelo Fox 32 Step-Cast Factory, que recebeu um kit OVR customizado e espiga central em carbono, feita pela ND Tuned, marca portuguesa de propriedade do especialista em suspensões Nuno Duarte.

Gelu Dracon

Em um mercado tão globalizado, produzir uma bike com 100% de componentes nacionais é algo praticamente impossível. Assim, os freios escolhidos foram os da marca alemã Magura e o cassete é da marca britânica GarbarUK. Já a transmissão é da marca ‘gringa’ SRAM, mas é sempre bom lembrar: com corrente produzida na fábrica da SRAM em Coimbra, Portugal.

Especificações técnicas

Quadro: Gelu by Carbon Team
Selim: Gelu Carbon
Guidão: Gelu Carbon
Mesa: Protótipo Gelu en alumínio / carbono
Rodas: Gelu Carbon Protótipo
Cubos e raios: PI Rope (raios sintéticos)
Garfo: Fox Step-Cast Factory / OVR ND Tuned
Caixa de direção: ND Tuned By Gelu
Freios: Magura MT8
Pedivela e coroa: SRAM XX1 AXS
Cassete: GarbarUK 12v

Até o momento, não há previsão de produção e comercialização da Gelu Dracon, que ainda está no estágio de protótipo.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização