13 de julho de 2024
Santa Cruz Nomad V6
Santa Cruz Nomad V6

6ª geração da Santa Cruz Nomad adota rodas com medidas diferentes

Nova configuração mullet da bike de Enduro da Santa Cruz utiliza roda 29 polegadas na dianteira e 27,5″ atrás

Desenvolvida desde seu projeto inicial para ser uma bike de Enduro com ‘músculos’ suficiente para encarar provas de Downhill, a Santa Cruz Nomad chega a sua 6ª geração com uma nova configuração de geometria, que adota o padrão mullet de rodas de tamanho diferenciado, tendência entre as bicicletas de DH de última geração.

Santa Cruz Nomad V6

Mullet – A nova Nomad V6 troca a antiga configuração de rodas de 27,5 polegadas pelo padrão mullet, que combina a capacidade de transposição de obstáculos da roda dianteira com 29 polegadas de diâmetro, com a aceleração do aro traseiro 27,5″.

Santa Cruz Nomad V6

A alteração do diâmetro da roda dianteira levou obrigatoriamente a alteração na geometria do quadro, sempre buscando o melhor equilíbrio entre estabilidade em altas velocidades com o máximo de agilidade que uma bike com grande curso de amortecimento possa oferecer.

Santa Cruz Nomad V6

Fiel ao sistema de suspensão traseira VPP, a Santa Cruz manteve os cursos de suspensão dianteiro e traseiro em 170mm, atualizando entretanto a cinemática da balança traseira de forma deixar a Nomad V6 mais eficiente em impactos maiores, com um comportamento amortecedor mais consistente ao longo de seu curso.

A balança traseira conta com ajuste do tipo flip chip de duas posições de forma alterar a geometria do quadro. Em sua posição mais baixa, o ângulo da caixa de direção fica 0,3 graus mais relaxada e o tubo do selim 0,2 graus. Nesta posição, a altura da caixa de centro em relação ao solo desce 3 mm, além de reduzir o reach em 3 mm.

Santa Cruz Nomad V6

Geometria específica por tamanho – Padrão já adotado pela Santa Cruz em suas últimas coleções, a geometria dos quadros da Santa Cruz Nomad é variável. Ao contrário do usual, onde independente do tamanho do quadro o fabricante adota a mesma medida dos stays e do ângulo do tubo do selim, nas bicicletas da Santa Cruz, estas medidas variam de acordo com o tamanho escolhido, que vai do XS ao XXL, variação aliás pouco usual em quadros de carbono.

Neste padrão, o comprimento dos stays da Nomad V6 varia de 439mm no tamanho XS a até 450mm no tamanho XXL.

Construção específica por tamanho – Além da geometria otimizada de acordo com o tamanho do quadro, a rigidez de sua construção também é calculada distintamente, mais flexíveis nos tamanhos menores e mais rígidos nos quadros grandes.

A ideia, de acordo com o fabricante, é que ciclistas de tamanhos diferentes tenham uma experiência de pilotagem o mais similar possível.

Santa Cruz Nomad V6

Porta-luvas – O quadro de carbono da nova Santa Cruz Nomad V6 conta com compartimento interno de armazenagem, que inclui duas bolsas internas para facilitar a organização de itens como ferramentas e câmara de ar.

Configurações e preço – A nova Nomad V6 será oferecida em 4 opções de configuração. O dois modelos topo de linha compartilham o mesmo grupo transmissor SRAM GX AXS e X01 AXS, com opções de amortecedores traseiros a ar ou mola helicoidal. A versão a mola metálica vem com pneus Maxxis DoubleDown, enquanto que a a ar utiliza pneus Maxxis EXO+. Em sua configuração mais cara, a Santa Cruz Nomad CC X01 AXS RSV Air MX será comercializada por 11.199 dólares.

Santa Cruz Nomad CC X01 AXS RSV Air MX

Santa Cruz Nomad CC X01 AXS RSV Air MX
Santa Cruz Nomad CC X01 AXS RSV Air MX

Especificações técnicas

Quadro: Santa Cruz CC carbon, 170mm de curso
Garfo: Fox 38 Factory GRIP2, 170mm de curso
Amortecedor traseiro: Fox Float X2 Factory
Transmissão: SRAM X01 AXS Eagle (1×12)
Rodas: Reserve 30HD rims, i9 1/1 hubs
Pneu dianteiro: Maxxis Assegai 3C MaxxGrip EXO+ 29×2.5in WT
Pneu traseiro: Maxxis Minion DHR II 3C MaxxTerra EXO+ 27.5×2.4in WT (r)
Freios:  SRAM Code RSC, 200mm rotors
Canote:  RockShox Reverb Stealth
Selim:  WTB Silverado Medium CroMo
Guidão:  Santa Cruz Carbon 35, 800mm
Mesa:  Burgtec Enduro Mk3, 42mm
Preço:  US$11,199
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