21 de julho de 2024
Veloroof

Sensor com ultrassom previne acidentes com racks de bicicletas

Compatível com racks veiculares de teto ou traseiros, Veloroof utiliza alerta sonoro para avisar motorista sobre a proximidade de obstáculos que possam danificar a bike

Um dos principais riscos de quem transporta bicicletas em racks veiculares é a possibilidade de danificá-las por colisão, seja em um teto ou portão de garagem. Para evitar acidentes como estes, uma startup espanhola desenvolveu um dispositivo que emite um alerta de proximidade todas as vezes que a bike presa ao rack se aproxima perigosamente de um obstáculo.

Lançado na plataforma de financiamento coletivo Indiegogo pelo empreendedor espanhol Andre Jaramillo — que anteriormente trabalhou em projetos para a Oakley e Trek —, o Veloroof consiste em em um sensor ultrassônico resistente à água que é fixado através de uma abraçadeira elástica à parte frontal do rack ou no guidão da bike, no caso dos racks de teto.

Veloroof

Uma vez instalado, o sensor conecta-se remotamente via Bluetooth a um módulo no interior do veículo, que passa a emitir um alerta intermitente sempre que detecta obstáculos em até 20 metros de distância, com uma cobertura de 45 graus.

Além dos suportes de teto, o Veloroof pode também ser instalado em racks veiculares traseiros, para evitar que o motorista esmague acidentalmente sua bike durante manobras de estacionamento com pontos cegos.

Veloroof

Preço e disponibilidade – Atualmente, o Veloroof é alvo de campanha de financiamento coletivo para viabilizar sua produção em escala comercial. Os interessados em adquirir o produto e contribuir para a campanha podem fazê-lo mediante o valor de 53 euros (cerca de 281 reais).

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização