19 de junho de 2024
Mythos Elix

Impressa em 3D, mesa Mythos Elix alia baixo peso e resistência

Leve e com preço estratosférico, novo avanço de guidão é produzido com tecnologia de Fusão Seletiva a Laser em liga especial de Escândio e Magnésio

Através de uma inovadora tecnologia que combina impressão 3D com fusão de ligas metálicas, a Mythos, empresa fundada pelo ex-ciclista britânico Dimitris Katsanis, está produzindo o Elix, um avanço de guidão de bicicleta com design contemporâneo que combina as características mais desejadas em um componentes de alta performance de sua categoria: baixíssimo peso e alta rigidez estrutural, ainda que por um alto preço de mercado que chega a assustar os mais incautos.

Tecnologia aeroespacial – Projetado para ser o mais leve possível com o máximo de resistência, o avanço de guidão é produzido através de uma tecnologia denominada Selective Laser Melting – SLC, ou Fusão Seletiva a Laser em português. O processo combina técnicas de impressão 3D, onde camadas de metal pulverizado são fundidas gradativamente por um feixe de laser.

Mythos Elix

Embora não seja uma técnica inédita, a novidade fica por conta da utilização de uma liga de Escândio em sua produção, metal extremamente leve e resistente, que foi amplamente utilizado durante a Guerra Fria na construção dos caças soviéticos MiG.

Para a construção de sua nova mesa, a Mythos utilizou uma liga denominada Scalmalloy, desenvolvida pela Airbus para utilização na indústria aeronáutica e composta por Alumínio, Magnésio, Manganês e Zircônio, além do Escândio.

Mythos Elix

Com seu design treliçado atípico, a mesa Mythos Elix chama a atenção seja no seu acabamento natural anodizado, seja na cor preta. Mesmo com suas linhas delicadas, o componente foi desenvolvido para suportar as mais extremas cargas de força típicas de um avanço de guidão. De acordo com o fabricante, o Elix possui uma rigidez 15% superior a qualquer outra mesa de alumínio do mercado. 

Especificações técnicas

Tamanhos:  100-130mm
Ângulo: +/- 8 graus
Peso: 150g (incluindo parafusos)
Stack height: 45mm
Diâmetro: 31.8mm
Material: Scalmalloy
Hardware: Titanium M5x0.8 x 16 mm

Bom, bonito e… nada barato – Um dos maiores nomes da história do Mountain Bike, Richard Cunningham (ex-editor do site PinkBike e da revista MTB Action) é creditado como o autor de uma ‘Lei’ que rege o mercado de peças e componentes para bicicletas. Dizia ele que “Entre ser Leve, Barato e Resistente, só existem duas opções em conjunto possíveis. Escolha duas e contente-se”, sentenciava Cunningham.

Leve e resistente a toda prova, a mesa Mythos Elix certamente irá pesar bastante no bolso de seu proprietário, já que será comercializada ao preço de 500 libras, ou cerca de 3219,58 reais, mais taxas e frete.

Ou seja, continua valendo a máxima de Cunningham: Não existe componente para bike que seja leve, resistente e, ao mesmo tempo, barato!

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização