16 de junho de 2024
Tour de France
Tour de France - Foto: Aurélien Vialatte / Tour de France

Edição 2022 do Tour de France coroa novo campeão e abre espaço para mulheres

Jonas Vingegaard venceu na geral, enquanto a última etapa da 109ª edição da tradicional prova do ciclismo mundial foi vencida pelo belga Jasper Philipsen

Terminou neste domingo (24/07) a 109ª edição do Tour de France, com um novo campeão: o dinamarquês Jonas Vingegaard desbancou o favorito e até então bicampeão da prova, o esloveno Tadej Pogacar, e conquistou o título deste ano.

Tour de France
Jonas Vingegaard e sua filha – Foto: Pauline Ballet / Tour de France

Vingegaard, que venceu duas etapas durante esta edição, soube manter a diferença em relação a Pogacar durante as derradeiras etapas do Tour de France, e não correu grandes riscos de perder a camisa amarela.

“É simplesmente incrível, quero dizer, eu finalmente ganhei o Tour. Nada mais pode dar errado. É a maior corrida de bicicleta do ano e eu ganhei! Ninguém pode tirar isso de mim”, comentou Vingegaard com a filha no colo após a linha de chegada.

“Tantos dinamarqueses chegaram aqui para me ver andar com a camisa amarela. Eu aprecio muito isso. Eles estão torcendo por mim há três semanas. Estou muito feliz com a minha vitória. Quero comemorar e relaxar, mas também quero mais no próximo Tour de France”.

A vitória da última etapa do Tour de France ficou com o belga Jasper Philipsen (Alpecin – Deceuninck), que nos últimos metros soube tirar proveito do primeiro pelotão e conquistou seu segundo triunfo nesta edição.

“Eu não posso acreditar nisso. É um sonho de criança se tornando realidade. Estou super orgulhoso do meu time. É maravilhoso terminar o Tour assim. O sprint foi ideal para mim. Estava em uma ótima posição, e o Dylan Groenewegen se lançou muito cedo. Tirei proveito das circunstâncias nos últimos metros. É fantástico vencer na bela Champs-Elysées”, explicou Philipsen.

Ao todo 22 equipes participaram do Tour de France 2022: sete delas da França, quatro da Bélgica, duas da Holanda, duas dos EUA, e com uma equipe estão Grã-Bretanha, Austrália, Bahrein, Cazaquistão, Israel, Espanha e Emirados Árabes Unidos.

Tour de France
Mulheres retornam ao Tour de France – Foto: Divulgação / Tour de France

Tour de France Feminino – O domingo foi histórico para o ciclismo feminino, com a abertura do Tour de France Feminino, que contará com 144 ciclistas divididas em 24 equipes, largando em Paris e terminando na região montanhosa de La Super Planche das Belles Filles.

A primeira etapa teve início neste domingo, e a vitória ficou com holandesa Lorena Wiebes (Team DSM), que superou a compatriota Marianne Vos (jumbo-Visma). Foi a 16ª vitória de Wiebes este ano. Ele agora terá o prazer de vestir a Maillot Jaune (camisa amarela) a partir da próxima etapa. O pódio foi completado pela belga Lotte kopecky (SD Worx).

Tour de France
Lorena Wiebes – Foto: Divulgação / Tour de France

“Estou muito feliz por ter conseguido terminar e poder correr na Champs Élysées! Foi incrível e acho que toda a equipe merece esse resultado por conta da temporada incrível que estamos fazendo. Foi uma corrida dura e rápida. É realmente especial andar aqui por Paris e ainda mais especial usar o Maillot Jaune”, comentou Wiebes após a vitória.

A próxima etapa será nesta segunda-feira (25) entre Meaux e Provins, com um trajeto de 133 km.

Etapa Percurso Distância
1 Torre Eiffel de Paris até Paris Champs-Élysées 82 km
2 Meaux a Provins 135 km
3 Reims a Épernay 133 km
4 Troyes a Bar-sur-Aube 126 km
5 Bar-le-Duc a Saint-Dié-des-Vosges 175km
6 Saint-Dié-des-Vosges a Rosheim 128 km
7 Sélestat a Le Markstein 127 km
8 Lure para Super Planche des Belles Filles 123 km
error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização