13 de julho de 2024
Vittoria Ultralight Speed TPU
Vittoria Ultralight Speed TPU

Vittoria Ultralight Speed TPU, uma câmara de ar com apenas 30 gramas de peso

Produzida em TPU com tecnologia de extrusão multi laminar, nova câmara de ar da marca italiana combina baixa resistência a rolagem, leveza e resistência a furos

Utilizar ou não câmaras de ar em seu setup de rodas é antes de tudo uma opção pessoal. Mesmo com a crescente popularização dos sistemas pneumáticos tubeless, vários ciclistas ainda utilizam câmara de ar nos pneus de suas bicicletas. Foi pensando neles que a Vittoria lançou um novo modelo de câmara de ar ultraleve que promete unir as principais vantagens dos dois sistemas: resistência a furos, baixa resistência a rolagem e, principalmente, baixo peso final.

Ao contrário das câmaras de ar convencionais que utilizam látex ou borracha butílica, a Vittoria Ultralight Speed TPU utiliza poliuretano termoplástico (TPU) em sua composição, um polímero extremamente leve e estável, capaz de manter suas propriedades de ampla elasticidades e resistência em temperaturas situadas entre -47 y 100 ºC.

Vittoria Ultralight Speed TPU
Comparação de volume entre a Vittoria Ultralight Speed TPU (a esquerda), uma câmara de ar de látex (ao centro) e uma de butil

Outra vantagem do material está em sua grande capacidade de retenção de ar, muito superior ao do látex.

Espessura mínima, baixo peso – Com uma espessura de apenas 0,35mm, a nova Vittoria Ultralight Speed TPU não apenas ocupa pouco espaço no kit de reparos da bikes como também interfere o mínimo possível em seu peso final: cada câmara de ar pesa apenas 30 gramas.

Vittoria Ultralight Speed TPU
Cada câmara de ar pesa apenas 30 gramas

De acordo com o fabricante italiano, as câmaras Ultralight Speed TPU oferecem uma baixa resistência a rolagem similar a dos modelos produzidos em látex, mas com menos da metade de seu peso.

O baixo peso é resultado de uma tecnologia exclusiva da Vittoria de produção através de um sistema extrusão multi laminar, que reduz o volume do material sem prejuízo de sua capacidade de resistir a perfurações. 

Vittoria Ultralight Speed TPU
Vittoria Ultralight Speed TPU

Preço e disponibilidade – Disponíveis apenas na medida 700 x 23 com duas opções de tamanho de válvula (30 e 60mm), as novas câmaras de ar Vittoria Ultralight Speed TPU serão comercializadas na Europa a partir deste mês ao preço sugerido de 29,95 euros. 

O preço inclui um kit de reparos específico para uso em TUP, já que a nova câmara não é compatível com remendos comuns.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização