16 de junho de 2024
EIT N3X

Tecnologia de impressão 3D chega ao vestuário de ciclismo

Novo tipo de acolchoamento promete não apenas revolucionar o mercado de bermudas e bretelles, como o próprio conceito de conforto sobre a bicicleta

A Elastic Interface está fazendo uso da tecnologia de impressão 3D para criar um novo tipo de acolchoamento que promete não apenas revolucionar o mercado de bermudas e bretelles como o próprio conceito de conforto sobre a bicicleta.

EIT N3X

Utilizado cada vez mais no mercado da bike, principalmente entre os fabricantes de selins, a tecnologia está sendo utilizada pelo fabricante italiano de vestuário para ciclismo na criação do EIT N3X, um novo forro para bermudas, calças e bretelles de ciclismo impresso em 3D que proporciona índices inéditos de respirabilidade, estabilidade na pedalada, além de um conforto excepcional.

Forro de espuma x EIT N3X – Atualmente, a maioria dos fabricantes de vestuário de alta performance para ciclismo utiliza a espuma de poliuretano como forro de acolchoamento para suas bermudas. Embora esta material seja muito superior aos forros de gel, possui algumas desvantagens consideráveis, como vida útil limitada, baixa respirabilidade, demora para secar, entre outras.

EIT N3X

Produzido em fibra especial biodegradável, o forro EIT N3X é hidrofóbico, ou seja, não absorve água, o que aumenta a sensação de conforto mesmo durante pedaladas de longa distância.

Sua grande vantagem entretanto é a possibilidade de se utilizar tramas de impressão diferenciadas ao longo do desenho do forro, de forma proporcionar diferentes zonas de densidade, o que aumenta a estabilidade sobre o selim, deixando a pedalada mais eficiente e menos desgastante.

EIT N3X

A tecnologia é totalmente personalizável, o que significa que é possível produzir não apenas forros de diferentes tamanhos, mas também de diferentes densidades e utilizações.

Outras possibilidades – Apresentados esta semana por ocasião da edição 2022 da Eurobike, os novos forros EIT N3X serão produzidos pela Elastic Interface especialmente para vários fabricantes hi-end de vestuários ciclístico como a 7Mesh, Assos e Eliel entre outros, a partir do próximo ano.

EIT N3X

Enquanto isto, a Elastic Interface planeja utilizar a nova tecnologia em outros produtos de vestuário, como luvas de ciclismo.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização