20 de junho de 2024
Pedaling for a Reason

Após arrecadar R$ 98 mil, campanha social de Avancini abre inscrições para cursos de mecânica

Projeto do ciclista brasileiro passa para segunda fase, após concretização de venda de bicicleta usada na Copa do Mundo de MTB

A campanha Pedaling for a Reason, criada pelo brasileiro Henrique Avancini, chegou à sua segunda fase: o curso para mecânicos desenvolvido para atender pessoas em vulnerabilidade social e inseri-las no mercado em ascensão das bicicletas no Brasil.

A abertura do curso foi possível graças ao sucesso do leilão da bicicleta usada por Avancini durante a Copa do Mundo de Mountain Bike, realizada em Petrópolis no último mês. A bike foi toda personalizada pelo Estúdio Black Tiger e foi colocada à venda na plataforma da Semexe, especializada em compra e vendas no segmento.

Henrique Avancini
Foto: Divulgação

A ação conseguiu levantar R$ 98 mil. O lance final foi ofertado por um fã brasileiro, entusiasta do ciclismo, que preferiu não ser identificado. A bicicleta colocada em leilão havia sido personalizada com fatores que remetem à natureza, em uma homenagem promovida por Avancini à Petrópolis, cidade que recebeu a Copa do Mundo.

Com o resultado do leilão, o projeto Pedaling for a Reason dá sequência ao objetivo deste ano: investir em cursos e treinamentos para mecânicos de bicicletas. A iniciativa ocorre em parceria com a ONG Aro Meiazero, organização que promove projetos sociais por meio da bicicleta.

Henrique Avancini
Foto: Divulgação

As inscrições para os cursos acontecerão entre os dias 16 de maio e 12 de junho; o início das aulas está marcado para a segunda quinzena de junho. A oficina terá carga horária de 45 horas, sendo 15 aulas de 3 horas, no período noturno (19h às 22h).

Os cursos serão divididos em sete temas:

  • Conteúdo: Poder Transformador da Bicicleta e Pedalar com Segurança
  • Mecânica e Manutenção de bicicletas
  • Básico sobre Componentes Hidráulicos e Eletrônicos
  • E-bikes (Sistemas Elétricos e Eletrônicos, Componentes, Motores e Tipos de Baterias)
  • Gestão Financeira
  • Empreendedorismo
  • Mundo do trabalho

Ao fim do curso, cada participante receberá uma certificação além de uma bicicleta, um kit de mecânica Pro de 44 peças, além de outros assessórios, como capacete e tranca de segurança.

Agora, uma nova edição do Pedaling for a Reason será realizada já no segundo semestre. O objeto a ser leiloado, no entanto, ainda é guardado a sete chaves. Além da bicicleta, o projeto social já leiloou sapatilhas usadas pelo brasileiro.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização