12 de maio de 2024
Mahle X20

Mahle X20, o sistema de motorização para e-Bikes mais leve do mundo

Com apenas 3,2kg – incluindo a bateria –, novo sistema de motorização assistida estabelece novo paradigma na relação peso x potência das bicicletas elétricas

Um dos maiores fornecedores de peças e componentes para a indústria automotiva e pioneira no desenvolvimento de tecnologia para mobilidade urbana alternativa, a Mahle anunciou o lançamento de um novo grupo de motorização assistida que promete estabelecer um novo patamar de excelência na indústria de e-Bikes.

Composto por motor, bateria e unidade de controle, o novo grupo de motorização assistida Mahle X20 é o mais leve já produzido em escala industrial, com apenas 3,2kg (incluindo a bateria).

Mahle X20

Com apenas 1,4kg, o motor do grupo X20 foi desenvolvido para uso em bicicletas urbanas, de estrada e gravel, podendo ser totalmente desconectado do sistema com o simples apertar de um botão. Instalado no cubo da roda traseira, pode ser removido da bicicleta sem conhecimentos técnicos ou o uso de ferramentas especiais.

O motor oferece um torque máximo de 23Nm (newton / metro) diretamente à roda — potência equivalente a de um motor mid-drive (instalado na caixa de centro) com 55Nm de torque.

Mahle X20

O grupo conta com duas opções de bateria, uma principal, fixada no interior do quadro da bicicleta e outra opcional, no formato de uma garrafa de água, que pode ser instalada no suporte de caramanhola de forma praticamente duplicar a autonomia da bike. Esta bateria adicional pode ainda ser utilizada como power bank, para recarregar dispositivos como celulares e sistemas de iluminação.

As baterias podem ser recarregadas através de um carregador rápido, que disponibiliza cerca de 80% da carga em apenas uma hora.

Mahle X20

Computador de bordo – Um computador de bordo, denominado Pulsar One, faz a conexão entre o ciclista e a bicicleta, através de uma tela de 2,1 polegadas que fornece informações em tempo real como velocidade, distância percorrida, nível da bateria e autonomia, além do nível de assistência do motor.

Compatível com a rede ANT+, o Pulsar One pode ser conectado com sensores externos de cadência, monitores cardíacos e de potência, bem como ciclocomputadores GPS, de forma proporcionar uma experiência de pedalar mais completa.

O grupo X20 conta ainda com um sofisticado sensor instalado próximo à caixa do pedivela, que mede constantemente a aceleração, o torque, a temperatura e a cadência de pedalada. Através de um complexo algoritmo de inteligência artificial, o sensor transmite as informações ao painel de controle, que adapta a assistência do motor de acordo com as necessidades do ciclista, resultando em uma pedalada natural e fluida.

Preço e disponibilidade – No momento, o novo grupo de assistência motorizada para bikes é comercializado apenas diretamente para os fabricantes. Entre as bicicletas que utilizam o sistema X20, destacam-se a Wilier Filante Hybrid e a Scott Addict eRide.

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