21 de maio de 2024
Classified Poweshift

Cubo transforma transmissões 1x em 2x sem o uso de câmbio dianteiro

Cubo planetário com transmissão wireless alterna o range da transmissão em 30%, dispensando o uso de câmbios dianteiros e pedivelas com coroas duplas

Especialista em tecnologia para ciclismo, a marca belga Classified Cycling deu início à distribuição mundial de seu sistema Powershift de transmissão eletrônica 2x, cujo destaque é dispensar a necessidade de câmbios dianteiros e pedivelas de coroas duplas.

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Apresentado pela primeira vez em 2020, o Powershift passa a ser comercializado sob a forma de um cubo traseiro para rodas, cujo interior conta com uma transmissão planetária que alterna seu alcance em 30%, duplicando o número de marchas da bicicleta de forma similar ao que acontece com bicicletas equipadas com pedivelas de duas coroas e câmbio dianteiro. De acordo com o fabricante, as principais vantagens do novo sistema são a simplicidade de instalação e manutenção, além da redução do peso final da bike.

Além disso, a troca de marchas do Powershift pode ser realizada sob quaisquer condições de torque da pedalada ou mesmo com a bike parada.

Adaptável a qualquer modelo de bicicleta de estrada com eixo traseiro de 142mm, o cubo Powershift utiliza um cassete proprietário – compatível com grupos de 11 e 12 velocidades das marcas Shimano e SRAM. Seu eixo, também proprietário, utiliza a tecnologia Bluetooth para realizar as trocas de marcha, comandado por trocadores sem fio instalados no guidão da bicicleta. Além do Bluetooth, o Powershift conta ainda com a tecnologia ANT+ para comunicar-se com ciclocomputadores, de forma mostrar em sua tela a marcha utilizada.

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O cubo Poweshift pode ser utilizado em conjunto com câmbios traseiros das marcas Shimano e SRAM

De acordo com o fabricante, a bateria do cubo, recarregável, possui uma autonomia média de uso entre 3 a 6 meses. Já os trocadores utilizam baterias do tipo CR1632, com autonomia de até 1 ano.

Indicado para uso em bicicletas de estrada, gravel e bikepacking, a transmissão Powershift já está sendo utilizada por várias marcas de bicicletas de renome, como Ridley, Storck, Rose e mais outros 12 fabricantes.

Preço e disponibilidade – Ainda sem distribuição no Brasil, a transmissão Powershift pode ser adquirida separadamente, ou através de kit contendo o cubo, cassete, eixo e roda, por 2.399 euros (cerca de 12.300 reais).

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