17 de junho de 2024
CIMTB
Temporada 2022 tem início nesta sexta-feira - Foto: Fábio Piva

Abertura da Copa Internacional de MTB reúne ciclistas de 35 países

Prova ocorrerá entre os dias 1º a 3 de abril com a particiapção de mais de 800 atletas e antecederá em uma semana a realização da 1ª etapa da Copa do Mundo de MTB

A cidade de Petrópolis, na região Serrana do Rio de Janeiro, escreve a partir desta sexta-feira (01/04) um novo capítulo em sua história e também na história do ciclismo mundial. Com a realização da Copa Internacional de Mountain Bike (CIMTB), entre os dias 1º e 3, a cidade dá um importante passo para a retomada de sua economia e da autoestima de sua população. Serão mais de 800 ciclistas pedalando pelas trilhas do São José Bike Club, com a confirmação de mais de 100 estrangeiros, vindos de 35 países.

Anne Tauber
Anne Tauber em etapa da Copa do Mundo de MTB 2021 – Foto: Marcelo Rypl

“Temos 200 ciclistas inscritos só nas categorias super elite feminina e masculina, que contemplam atletas da elite e da Sub-23 em cada gênero. A Copa Internacional de Mountain Bike é de fato um marco na história do ciclismo latino-americano, não só por ter esse grande número de ciclistas vindos de diversas partes do mundo, já aquecendo o turismo e economia da região, mas também por anteceder em uma semana a Copa do Mundo de Mountain Bike. Ou seja, quem quer conhecer a pista e já ir se acostumando ao seu traçado e pegar ritmo de prova, vai encontrar o cenário perfeito”, destaca Rogério Bernardes, organizador do evento.

Entre as ciclistas inscritas na Super Elite Feminina, nove delas são de fora do país. Além de Isabella Lacerda, Karen Olimpio, Raiza Goulão, Giugiu Morgen, entre outras, estão inscritas ciclistas de destaque, como a britânica Evie Richards, número 2 do ranking mundial, as suíças Sina Frei e Jolanda Neff (4ª e 7ª do ranking), a holandesa Anne Tauber (10ª), a estoniana Janika Loiv (12ª), a francesa Lena Gerault (14ª), a austríaca Laura Stigger (15ª), a ucraniana Yana Belomoina (16ª) e a espanhola Rocío Alba (20ª).

Martin Vidaurre
Martin Vidaurre comemora título Mundial da Itália, em 2021 – Foto: Divulgação

Entre os homens, o número de representantes do Top 20 é maior. Para disputar a vitória da etapa contra os brasileiros Luiz Cocuzzi, José Gabriel Marques, Guilherme Muller e Ulan Galinksi, entre outros, serão dez estrangeiros na corrida: o tcheco Ondrej Cink, Top 3 do mundo, o francês Jordan Sarrou (5º do ranking), o romeno Vlad Dascalu (6º), o neozelandês Anthon Cooper (9º), o polonês Bartolomiej Wawak (10º), o espanhol David Serrano (14º), o francês Maxime Marotte (15º), o chileno Martin Vidaurre (16º), o letão Martins Blums (17º) e o italiano Luca Braidot (19º).

A pista de ambas competições – A etapa de Petrópolis será disputada no XCO Henrique Avancini. A pista, que será palco da CIMTB e também da Copa do Mundo de MTB, conta com percurso de 4,5 km e, aproximadamente, 200 metros de altimetria acumulada por volta. Desde o início de janeiro, a equipe da CIMTB trabalha diariamente no local, fazendo melhorias e acertos técnicos no seu traçado com novos trechos, pontes etc. 

[sgpx gpx=”/wp-content/uploads/gpx/pista-xco-petropolis-wcmtb.gpx”]

Serviço

Abertura da CIMTB 2022

  • Data: 1º a 3 de Abril
  • Local: São José Bike Club
  • Endereço: Estr. Min. Salgado Filho, 5555 – Itaipava, Petrópolis – RJ, 25745-690
error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização