16 de julho de 2024
Praça do Ciclista
Construída a partir de um projeto do GDF, Praça dos Ciclistas é um dos locais para lazer e exercício abertos à população - Foto: Joel Rodrigues / Agência Brasília

Brasília ganha novo point para ciclistas no Parque da Cidade

Idealizada por grupos de ciclismo do DF, Praça do Ciclista será inaugurada neste sábado (05/03) no Parque da Cidade

Neste sábado (05/03), o Parque da Cidade passa a contar com um novo point dedicado a todos que fazem da bicicleta seu estilo de vida. Idealizada por grupos de ciclismo da cidade e concebida por meio do projeto Adote uma Praça – do Governo do Distrito Federal (GDF), a Praça do Ciclista está quase pronta e desperta a curiosidade de quem passa por lá.

Situado atrás da pista de kart do Parque – próximo ao Estacionamento 13 –, o espaço de ciclistas foi implementado em parceria com empresários locais. Dez bicicletas antigas e pintadas de branco demarcam o lugar, que conta ainda com bicicletários de chão e bancos para quem quiser descansar. Ao redor da praça, ipês-amarelos foram plantados em formato circular.

Praça do Ciclista
Foto: Joel Rodrigues / Agência Brasília

Coordenadora do grupo Batom Bikers Brasília, Maria Regina Teixeira foi uma das idealizadoras do projeto, destinado aos muitos praticantes de ciclismo da capital federal. Seu grupo reuniu-se com outros ciclistas de Planaltina, Cruzeiro e de outros locais para bolar o projeto apresentado ao Adote uma Praça. Através de uma ‘vaquinha’ e o apoio de comerciantes locais, a área de 30 x 25 metros saiu do papel. “Todo mundo contribuiu um pouco, os patrocinadores nos passaram as tintas e nós ciclistas ajudamos a montar a pracinha também”, resume Regina. 

Maria Regina Teixeira
Maria Regina Teixeira, coordenadora do grupo Brasília Batom Bikers – Foto: Joel Rodrigues / Agência Brasília.

“É uma praça que nos representa”, diz Regina. “Trata-se da modalidade esportiva mais praticada no DF, inclusive pelo governador Ibaneis. Queremos que a praça se torne um local de visita obrigatório no Parque da Cidade. Muita gente descobriu nessa pandemia que a bicicleta é a melhor coisa do mundo”, comenta.

A inauguração oficial da Praça do Ciclista acontece neste sábado (05/03), às 8:30, próximo ao Estacionamento 13 do Parque da Cidade.

Batom Bikers Brasília – Fundado em 2012, o grupo Batom Bikers Brasília (BBBs) reúne semanalmente ciclistas de todas as idades e de diversos níveis de condicionamento físico para passeios pelo Distrito Federal.

Os pedais das BBBs são realizados aos sábados pela manhã, sendo que a programação dos itinerários é agendada mensalmente, sendo classificados em níveis (fácil, médio e difícil), de acordo com a quilometragem e o nível de dificuldade do percurso.

Para participar dos passeios, basta ir sábado às 7:30 horas ao ponto de encontro do grupo, no estacionamento da Catedral, munido de sua bicicleta, capacete e disposição.

Serviço

Batom Bikers Brasília

  • Quando: Todos os sábados (consulte a programação no Blog do Brasília Batom Bikers).
  • Horário: 7:30 (partida às 8 horas)
  • Local: Estacionamento da Catedral (Praça dos Três Poderes)
error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização