16 de julho de 2024
Evie Richards
Evie Richards - Foto: Armin Kuestenbrueck

Prévia da Copa do Mundo, CIMTB confirma a participação de 50 ciclistas estrangeiros

Ao todo, ciclistas de 20 países já estão confirmados na disputa, com destaque para a atual número 1 do ranking mundial, Evie Richards e a campeã olímpica, Jolanda Neff

Uma prova classe 1, com cara de Copa do Mundo, abrindo uma etapa oficial da Copa do Mundo de Mountain Bike. Assim pode ser considerada a primeira de quatro disputas da Copa Internacional de MTB 2022 (CIMTB), marcada para Petrópolis (RJ), entre os dias 1º e 3 de abril. Já são 50 ciclistas estrangeiros inscritos, representantes de 20 países, para a prova no Vale do Cuiabá, em Itaipava.

Os maiores destaques, até o momento, estão na Elite Feminina, com as confirmações de Evie Richards (GBR), atual número 1 do ranking mundial e dona da jersey de campeã do mundo, a atual campeã olímpica, Jolanda Neff (SUI), Yana Belomoina (UCR), Anne Tauber (HOL), Léna Gerault (FRA), dentre outras. Na disputa masculina também não faltam estrelas do mountain bike mundial, como Anton Cooper (NZE), Vlad Dascalu (ROM), Martin Vidaure (CHI), entre outros. Em comum aos atletas citados, o fato de eles fazerem parte do Top 20 do ranking mundial de Cross-Country.

Jolanda Neff
Jolanda Neff – Foto: Armin Kuestenbrueck

Na Super Elite Feminina, Evie Richards e Jolanda Neff puxam a fila de favoritas ao título da prova no XCO Henrique Avancini, localizado no São José Bike Club. “Estou muito feliz em voltar ao Brasil. Estive no país duas vezes, uma antes das Olimpíadas, em 2014, para um training camp com minha equipe, e a outra para competir na Rio 2016 pela seleção do meu país. Tive uma estadia incrível e guardo na memória lugares lindos, em que tive o prazer de vivenciar. Estou muito animada para voltar, com o meu time, a Trek Factory Racing”, comentou Jolanda Neff.

Já entre os homens, Anton Cooper, Vlad Dascalu e Martin Vidaurre não terão vida fácil. Nomes como Martins Blums (LTV) e David Nordemann (HOL), pupilos do holandês Bart Brentjens, Léandre Bouchard (CAN), Anton Sistov (RUS), e Nicolás Pardo (CHI), além de diversos ciclistas brasileiros, prometem fazer frente aos favoritos.

Ao todo, 50 ciclistas estrangeiros estão confirmados na prova da CIMTB, que antecede a Copa do Mundo de Mountain Bike. Além do Brasil, outros 19 países têm representantes inscritos: Chile, Colômbia, Porto Rico, México, EUA, Canadá, Inglaterra, Itália, Ucrânia, Dinamarca, Suíça, Portugal, Letônia, República Tcheca, Romênia, França, Holanda, Rússia e Nova Zelândia.

Detalhes da pista – O XCO Henrique Avancini, pista da CIMTB e Copa do Mundo, conta com percurso de cerca de 4,5 km e, aproximadamente, 200 metros de altimetria acumulada por volta. Desde o início de janeiro, a equipe de percurso da CIMTB trabalha diariamente no local, fazendo melhorias e acertos técnicos no seu traçado com novos trechos, pontes etc. Confira os detalhes da pista: 

[sgpx gpx=”/wp-content/uploads/gpx/pista-xco-petropolis-wcmtb.gpx”]

Programação – A programação da Super Elite na Copa Internacional de Mountain Bike terá início com treinos na sexta (1), sendo no sábado (2) a realização do Short Track (XCC). Enquanto as mulheres competem às 9h, os homens vão à pista logo em seguida, às 9h40. Já no domingo (3), será a vez do Cross-Country Olímpico (XCO), com largada feminina às 12h e a masculina às 14h. Confira a programação completa.

Copa do Mundo de MTB – A Copa do Mundo de MTB tem início de sua programação oficial de provas na quinta-feira, dia 7, com abertura da secretaria para atletas e treino livre. Dia 8, a realização das provas do Short Track (XCC) Masculina e Feminina. As mulheres iniciam a competição, às 16h30, e os homens competem logo em seguida, às 17h15. No sábado, dia 9, é vez das categorias Junior, com a Feminina às 9h30 e a Masculina às 11h15, a Sub-23, com a Masculina às 15h e a Feminina às 16h30. Por fim, a disputa encerra-se no domingo, dia 10, com a largada da Elite Feminina, às 11h20, e da Elite Masculina, às 14h35. Confira a programação completa.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização