29 de abril de 2024
Bianchi

Bianchi investe na fabricação de quadros de carbono na Europa

Para marca italiana, nova realidade econômica pós-pandemia justifica o retorno da fabricação de bikes e seus componentes na Europa a preços competitivos no mercado

Um dos mais prestigiados fabricantes de bicicletas, a italiana Bianchi, revelou seu plano de construir um novo pavilhão fabril na Europa com 30 mil metros quadrados e capacidade para produzir até mil unidades por dia, incluindo os modelos com quadro em fibra de carbono que até então eram fabricados em Taiwan. A decisão da empresa vai de encontro à nova realidade econômica global, onde os outrora baixos custos de produção em países do Extremo Oriente não se sustentaram no cenário mundial pós-pandemia.

“Nunca na história a Europa esteve tão perto de realocar suas manufaturas de bicicletas e suas respectivas tecnologias aos seus países de origem como agora”, afirmou Fabrizio Scalzotto, CEO da Bianchi. “É agora ou nunca!”, completa.

Fabrizio Scalzotto
Para Fabrizio Scalzotto, o momento de investir na realocação é agora – Foto: Divulgação / Bianchi

Para Scalzotto, os problemas logísticos causados pela pandemia do Covid-19 e a guerra comercial entre Estados Unidos e China justificam o retorno da fabricação de bikes e seus componentes na Europa a preços competitivos no mercado internacional, algo impensável há alguns anos.

Capacidade de produção – O novo complexo industrial da Bianchi será situado no mesmo local que atualmente é a sede da empresa, em Treviglio, comuna italiana da região da Lombardia, província de Bérgamo, com cerca de 25.739 habitantes. A área total do empreendimento é de 30 mil metros quadrados, sendo que destes, 17 mil dedicados exclusivamente à produção de bicicletas. Além da fábrica, está prevista também a construção de um museu da Bianchi. A obra está prevista para ser concluída em meados de 2023, ao custo total de 40 milhões de euros.

Bianchi Specialissima Super Record EPS
BiaBianchi Specialissima Super Record EPSnchi Specialissima Super Record EPS

Com as novas instalações, a Bianchi deverá empregar cerca de 250 novos funcionários, ajudando a revitalizar economicamente uma das mais tradicionais regiões industriais do norte da Itália, além de realocar a produção de quadros de carbono na Europa a preço competitivo. 

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização